Entrega faz parte do projeto de urbanização da localidade, que inclui obras de infraestrutura, remoção de famílias de áreas de risco e construção de moradias

Marinho entrega 11 boxes no Centro Comercial do Silvina / Oleoduto

Prefeito Marinho entregou várias melhorias realizadas no Jardim Silvina / Oleoduto nos últimos oito anos a última foram os 11 boxes no Centro Comercial construído no bairro pela Prefeitura. A benfeitoria faz parte do projeto de urbanização integrada da localidade, que inclui obras de infraestrutura, remoção de famílias de áreas de risco e construção de novas unidades habitacionais. Do total de 2.356 casas previstas, 1.693 já foram entregues pela atual gestão.

Contemplada há quatro anos com uma dessas moradias, a dona de casa Ana Maria da Costa chorou durante a cerimônia ao agradecer ao prefeito Luiz Marinho pelas ações no bairro. “Além dessas obras, outro fato que precisa ser destacado é que, com o trabalho social, o prefeito também nos deu uma família. Essas moças (assistentes sociais) são mais do que amigas. Quem está aqui há mais de dez anos sabe da transformação que a atual gestão promoveu na cidade.” Desde 2009, a Prefeitura entregou 4.913 moradias.

O Centro Comercial (localizado na Rua Ponte Alta, 710) tem cerca de mil m². Cada um dos 11 boxes possui 36,19 m². O espaço também conta com banheiros acessíveis a pessoas com deficiência e área livre de uso comum. As unidades atenderão famílias cadastradas da própria localidade que desenvolviam atividades comerciais em imóveis removidos durante o processo de urbanização.

O projeto de urbanização foi viabilizado por meio de contrato estabelecido entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e visa assegurar o direito a moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida das famílias que antes residiam em assentamentos precários.

O processo se deu em três etapas: obras de infraestrutura e ações de natureza urbanística, construção de 772 moradias (já entregues), e a construção do centro comercial, além do processo de regularização fundiária e trabalho social, que inclui a mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e ações de apoio à geração de trabalho e renda. Ao lado do Centro Comercial também foi construído um Centro Educacional Unificado e uma creche.