Todo fim de ano fazemos listas e prometemos inúmeras mudanças para o próximo ano, que vão desde melhorar a alimentação, adotar um estilo de vida mais saudável, apostar nos exercícios físicos, voltar a estudar, ler mais livros, até retomar a amizade com alguém, ou ficar mais próximo da família, por exemplo. Estabelecer novas metas é tradição para muitas pessoas, mas cumpri-las é sempre uma tarefa difícil.
Listar os objetivos, geralmente, ajuda no planejamento e na tomada de decisões durante o ano e a promessa de adotar uma vida mais saudável é uma das mais comuns de serem planejadas. Pensando nisso, a nutricionista Lara Natacci, coach em nutrição e diretora da DietNet, listou seis medidas que devem ser tomadas para se adotar uma vida mais equilibrada. Confira abaixo:
– Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes na alimentação – A OMS afirma que o consumo ideal é de, no mínimo, 400g por dia.
– Preferir o consumo de gorduras insaturadas/“boas” – As gorduras insaturadas contribuem para a saúde do coração. O creme vegetal e o azeite de oliva são exemplos de alimento com gorduras insaturadas.
– Não abusar do sal – Algumas dicas são: retirar o saleiro da mesa, provar a comida antes de adicionar mais sal e utilizar caldos e temperos com a diluição correta (conforme modo de preparo no rótulo).
– Criar o hábito de cozinhar em casa – Além de mais saudável e econômico, quando se cozinha sua própria comida, sabe-se exatamente o que está comendo, quais os temperos que está adicionando e os cuida-dos que estão sendo tomados.
– Planejar suas refeições – Criar o hábito de preparar com antecedência suas refeições é muito importante, o ideal é não esquecer de planejar também lanches intermediários (principalmente porque há uma tendência em comer mais se ficar em jejum prolongado), como frutas, iogurtes ou bebidas a base de soja.
– Sempre estar com uma garrafinha de água – A hidratação é fundamental para garantir hábitos equilibrados. Tenha sempre uma garrafa de água cheia na bolsa ou na mesa do trabalho.
Uma dica: Mude uma coisa de cada vez e comece pelo que for mais fácil, assim você vai aumentar sua confiança e empoderamento! Escreva suas metas, anote também o seu progresso, e os benefícios que obteve com suas mudanças.