O Natal chega de mansinho e o futebol fica um pouco esquecido pelas Festas do final do ano, quando só acontecem os jogos festivos em várias partes do Estado e do nosso Brasil.
Os Clubes Brasileiros vão se reforçando na expectativa de fazer um ano de 2017 muito melhor que este que está se esvaindo.
A Seleção Brasileira fará seu amistoso em Janeiro diante da Seleção Colombiana, e deverá ter apenas jogadores que jogam no Brasil.
Um jogo com a verdadeira cara de amistoso, mais pendendo para uma Festa de Amizade.
Os Clubes Brasileiros vão formando suas equipes para os Estaduais, que na verdade serve mais como um teste para a formação das equipes na disputa do Campeonatos Brasileiro e principalmente para a disputa da Libertadores, casos do Palmeiras, Campeão Brasileiro, Grêmio, Campeão da Copa do Brasil, Flamengo, Santos, Atlético Mineiro e o Chapecoense que foi decretado Campeão da Copa Sul Americana, que vão direto para a Fase de Grupos, enquanto, Botafogo, e Atlético Paranaense, vão disputar a “pré-Libertadores”, mais conhecida como, segunda fase.
Dentre as 47 (quarenta e sete) equipes que vão disputar a 58ª Copa Libertadores da América, 8 (oito) são Brasileiras, o maior número dentro da Libertadores 2017, todas em busca do Título e quem sabe uma disputa para o Mundial de Clubes.
A Argentina tem Lanús (fase de grupos), San Lorenzo (fase de grupos), Estudiantes (fase de grupos), Godoy Cruz (fase de grupos), River Plate (fase de grupos) e Atlético Tucumán (segunda fase).
A Bolívia com, Sport Boys (fase de grupos), Jorge Wilstermann (fase de grupos), The Strongest (segunda fase), e Universitário de Sucre (primeira fase).
O Chile vai para a Libertadores com Universidad Católica (fase de grupos), Iquique (fase de grupos), Colo Colo (segunda fase) e Unión Española (segunda fase).
Colômbia tem a participação do Atlético Nacional-COL, campeão da Copa Libertadores 2016 (fase de grupos), Independiente Medellín (fase de grupos), Independiente Santa Fe (fase de grupos), Millonarios (segunda fase), e Junior (segunda fase).
Equador vai de Barcelona (fase de grupos), Emelec (fase de grupos), El Nacional (segunda fase) e Independiente del Valle (primeira fase).
O Peru tem na disputa o Sporting Cristal (fase de grupos), o Melgar (fase de grupos), Universitário (segunda fase) e o Deportivo Municipal (primeira fase).
Paraguai vai contar com o Libertad (fase de grupos), Guaraní (fase de grupos), Olímpia (segunda fase) e o Deportivo Capiatá (primeira fase).
Uruguai tá na disputa e vem forte com Peñarol (fase de grupos), Nacional (fase de grupos), Cerro (segunda fase), e Wanderers (primeira fase).
E pra finalizar a Venezuela traz o Zamora (fase de grupos), Zulia (fase de grupos), Carabobo (segunda fase) e o Deportivo Táchira (primeira fase).
Dentre os 47 (quarenta e sete) Clubes, muitos são desconhecidos, mas, não podemos descartá-los e também, não podemos dizer que os Brasileiros são os favoritos, porque sempre os Argentinos, os Colombianos e os Chilenos preferencialmente, chegam muito fortes.
Mas, desta feita acho que os brasileiros têm muita chance!
Brasil nas Eliminatórias
Não podemos esquecer que os jogos das Eliminatórias para o Mundial da Rússia em 2018 recomeçam para o Brasil no dia 23 de Março de 2017, frente ao Uruguai, fora de casa.
Não vamos esquecer que o Tite pegou a Seleção Brasileira em sexto lugar e trouxe para o primeiro lugar com 27 (vinte e sete) pontos ganhos com 75% de aproveitamento e revitalizou a energia e a expectativa dos torcedores brasileiros, que agora estão super confiantes nessa Seleção.
Ano Novo, novas esperanças, pela nossa Seleção, mas também para alguns Clubes, uns querendo se reestruturar depois do vexame de 2016 e outros vão tentar manter seus jogadores além de buscar algumas contratações.
Acredito pelo “andar da carruagem” que teremos muitas novidades, não só em função de novos treinadores, mas também e principalmente pela contratação de novos jogadores, subindo o nível de alguns times, principalmente o Cruzeiro, o Fluminense e o São Paulo, principalmente, além, lógico do Internacional de Porto Alegre que estragou o Natal e o Réveillon dos seus torcedores com a caída para a Série B.
Bem, vamos parar por aqui, chega de futebol, vamos falar da mudança de ano, da nossa torcida em voltarmos a acreditar no Brasil, como Nação, de limparmos os “visitantes” que passaram por aqui e continuam a rondar nossa Cidade, mas, com a certeza que iremos começar o novo ano com novos horizontes, alijando esses maléficos que vieram de fora para sujar nossa Cidade, vamos exigir respeito ao próximo, competência, e muita saúde e amor para reunirmos nossa família e comemorarmos nossa vitória, é o que falta ao nosso povo, e espantar rigorosamente esses gafanhotos que aniquilaram com nossa Cidade, e vamos tomar muito cuidado com os “vira casacas” que sempre estiveram debandados e já estão tentando se acobertar para continuar a mesma desgraça, mas, acredito e muito no bom senso, na fidelidade e na gratidão das pessoas, e com certeza esse novo ano vai mostrar a todos que isso existe sim e que alienígenas aqui não tem mais passagem.
Porém, o futuro só a Deus pertence!