Campeonato Paulista, com muitas alterações vai embalar nosso futebol nesse início de ano.
Depois da equipe do São Paulo chegar com um “Título”, o da Florida Cup, o Corinthians com a Copa São Paulo de Juniores, lógico que a comparação não pode ser efetivada, porém os torcedores esmeraldinos e santistas já pedem e exigem títulos de seus Clubes, tanto é verdade que Palmeiras e Santos vão com tudo no Paulistão para a busca desse Campeonato.
Acredito até que o Paulistão deveria ser um laboratório para muitos atletas que despontam na Copinha Paulista, porém o que temos visto em anos anteriores é um “desprezo” dos destaques juniores que acabam não tendo chance nos seus times Profissionais e são emprestados para times de menor expressão e acabam voltando e encostados sem darem sequência ao seu bom futebol de Copas anteriores.
É uma pena, na verdade é uma blasfêmia, um grande erro dos Dirigentes do “nosso” futebol, e quem sabe, se este ano as coisas possam mudar para melhor, talvez em virtude de poucas contratações de grande vulto pelo grandes Clubes e aí sim acabam dando oportunidade para os jovens e quem sabe surjam novos craques.
Mas, mesmo assim a disputa sempre é acirrada e com muita motivação, principalmente pelos torcedores que exigem um bom time e resultados positivos, e se bobear muitos “técnicos” acabam caindo durante esse Campeonato, que terá quatro chaves com quatro equipes cada e que na primeira fase, os times do mesmo grupo enfrentam apenas os das demais chaves.
Após 12 rodadas, as duas agremiações mais bem classificadas de cada grupo se classificarão para o mata-mata, com decisão na casa da melhor campanha.
Os quatro grandes clubes do estado de São Paulo serão os cabeças de chave do torneio.
Corinthians e São Paulo deveriam ter a obrigação de buscar o Título por decepcionarem suas torcidas em não se classificarem para a Copa Libertadores 2017.
Libertadores 2017, a mais disputada e cansativa dos últimos anos!
Vamos ver o caminho de cada Brasileiro! O Atlético Paranaense, que está na sua quinta participação, começa sua disputa na Libertadores frente ao Millonarios da Colômbia e se passar por duas fases, vai direto para o Grupo 4 (quatro), onde também se encontra o Flamengo.
Com certeza será muito difícil sua participação, uma vez que o time Colombiano vem bem armado e tem, talvez o seu maior “jogador”, a altitude, além de uma experiência de 15 (quinze) participações e 4 (quatro) semifinais. Será muito difícil para o Atlético Paranaense!
Botafogo, depois de um excelente segundo turno no Brasileirão 2016, que lhe deu a oportunidade de disputar a Libertadores 2017, vai enfrentar o Colo Colo do Chile, lembrando que esse mesmo time foi o seu algoz na semifinal de 1973, quando o Fogão conseguiu sua melhor participação em Libertadores. E sempre é bom lembrar que no seu “caldeirão” é muito difícil sair de lá com bom resultado. Difícil também para o Botafogo!
Tanto o Atlético Paranaense como o Botafogo, se vencerem seus jogos ida/volta, terão que enfrentar ainda outro adversário, antes de ir para a fase principal, a fase de Grupos, aí se vencerem as duas fases, o Atlético deverá se juntar aos componentes do Grupo 4 (Flamengo, San Lorenzo da Argentina, e Universidad Católica do Chile), que não será vida fácil nem para o Atlético Paranaense, se vier para esse Grupo, nem para o Flamengo, porém, a logística pode ser mais tranquila, por conta das viagens que serão muito mais curtas.
Já o Botafogo poderá se juntar aos do Grupo 1 (Atlético Nacional da Colômbia, Estudiantes da Argentina e Barcelona do Equador). Não tem moleza para ninguém, um caminho muito pesado para os brasileiros, vamos aguardar.
A Chapecoense, que vem se renovando totalmente, vai viver momentos de muita ansiedade e preocupação ainda, afinal formar um time inteiro não vem sendo fácil, mesmo com o apoio de alguns times, o apoio incomensurável da Cidade e da torcida de Chapecó, sentimos que existe uma preocupação muito grande a respeito disso, vai participar do Grupo 7 (sete) com Lanús da Argentina, Nacional do Uruguai e a incógnita equipe do Zulia da Venezuela.
A Chapecoense vai passar por uma etapa de “fogo” e precisa muito da sua torcida e terá com certeza, mas, precisa organizar seu time também.
O Grêmio, Campeão da Copa do Brasil, além de ser o time mais tradicional e mais Copeiro desse Grupo 8 (oito), ainda a meu ver vai enfrentar equipes teoricamente mais fracas, casos de Deportes Iquique do Chile, Guarani do Paraguai, que sempre apronta para os times Brasileiros e o embalado Zamora da Venezuela, mas, acredito e muito no time Gaúcho.
Atlético Mineiro vem para essa Libertadores bem armado e com a companhia do Libertad do Paraguai, Godoy Cruz da Argentina e Sport Boys da Bolívia, equipes que também não oferecem muito “perigo”, a não ser a equipe Paraguaia que pode dar um pouco de trabalho ao Galo Mineiro.
Santos, no Grupo 2 (dois) junto com Independente Santa Fé da Colômbia, Sporting Cristal do Peru e uma equipe que virá da fase pré-Libertadores. Não é um Grupo “baba de boi”, com certeza vai ser uma dureza para o Peixe.
E finalmente o Palmeiras, teoricamente com a melhor equipe, Campeã Brasileira, vai para o Grupo 5 (cinco) com o Penarol do Uruguai e Jorge Wilstermann da Bolívia e mais uma equipe vinda da fase de pré Libertadores. Também é um Grupo complicado, mas o Verdão tem muita chance de passar para outra fase.
Acredito que será uma das mais disputadas Copa Libertadores, pela quantidade de equipes e pela qualidade que também está totalmente à mostra.