X

Em São Bernardo prédios da Cultura receberão investimentos em segurança

Teatros Martins Pena e Lauro Gomes serão revitalizados

Destinação de recursos visa garantir segurança a artistas e espectadores

Diante da ausência de condições mínimas de segurança e salubridade, a Prefeitura de São Bernardo prepara investimentos na revitalização de equipamentos culturais da cidade. Além do Teatro Elis Regina, interditado no último dia 18, ao menos outras duas casas de espetáculos municipais vistoriadas na terça-feira (24) apresentam condições precárias aos artistas e espectadores: o teatro Martins Pena, na Praça Marquês de Alegrete, 44, Vila Gonçalves, e o teatro Lauro Gomes, na Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos.

A exemplo do Elis Regina, ambos os equipamentos também estão com os Autos de Vistoria expedidos pelo Corpo de Bombeiros (AVCB) vencidos. No caso do Martins Pena, há ainda necessidade de reparos no sistema de ar-condicionado e na pintura interna e externa. “Nos últimos oito anos não foi feita nenhuma manutenção neste espaço, que também não apresenta condições de segurança à população”, destacou o prefeito Orlando Morando, durante a vistoria. A agenda foi acompanhada pelo diretor de Cultura da cidade, Adalberto Guazzelli.

Na ocasião, Morando autorizou a liberação de recursos para início dos procedimentos voltados à revitalização e retomada dos equipamentos. “O estado físico aqui não está tão deplorável como o Elis Regina. Por isso, estou autorizando a manutenção, pintura e todas as ações necessárias para obtenção o laudo dos bombeiros”, completou Morando. A Prefeitura irá agora levantar os custos das intervenções e, após esse processo, definir prazos para início e conclusão das obras.

Além da programação cultural diversa, a proposta é que o Martins Pena passe a abrigar ensaios e instrumentos de bandas e da orquestra sinfônica municipal – que deverá ser retomada nesta gestão, por meio de parceria com a iniciativa privada. O teatro tem capacidade para 220 pessoas.

Lauro Gomes – Outro espaço que receberá verbas da Prefeitura é o teatro Lauro Gomes localizado no Rudge Ramos. O equipamento tem capacidade para receber cerca de 500 pessoas e necessita de pequenas intervenções para adaptação de suas dependências visando à obtenção do laudo dos bombeiros.

Prefeitura transfere agenda do Elis Regina para teatro do Complexo Esportivo

Uma semana após interditar o Tetro Elis Regina, localizado na Avenida João Firmino, bairro Assunção, devido a problemas em relação à estrutura, salubridade e segurança, a Prefeitura de São Bernardo decidiu transferir funcionários e a agenda de eventos do equipamento cultural para o teatro localizado dentro do Complexo Esportivo (antigo Clube da Volks), na Vila Tanque. A casa de espetáculos, que ficará fechada por tempo indeterminado, não tinha agendas culturais programadas.

Quatro funcionários, entre técnicos e agentes, serão deslocados do Elis Regina para o novo espaço, que vinha sendo inutilizado pela gestão passada. Equipamentos como refletores de luz e mesa de som também serão remanejados. O teatro do Complexo Esportivo tem capacidade para comportar 500 pessoas e dispõe de mais de 4 mil m² de área, sendo 140 m² de palco, o que permite receber espetáculos de pequeno e médio portes. Também conta com dois camarins, sala de som e banheiros.

Em relação à segurança, o teatro está equipado com portas corta-fogo, saídas de emergência nas laterais, cortinas e revestimentos antichama. Em vistoria recente ao espaço, o prefeito Orlando Morando ressaltou o bom estado de conservação do local e lamentou sua falta de uso. “É absurdo que um teatro como este esteja de portas fechadas, enquanto o Elis Regina seguia em funcionamento, sem as menores condições de segurança”, afirmou o prefeito, na ocasião.

Imprensa:

This website uses cookies.