Venda Direta ou Sistema de venda Porta a Porta?

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.

Segundo a ABEVED – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, no Brasil esse mercado em expansão conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

O sistema de venda direta oferece vantagens para todos os envolvidos:

• Para os revendedores: é uma ótima fonte alternativa de renda, aberta a qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade, escolaridade ou experiência anterior. Os revendedores também têm o benefício de trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e se desenvolver pessoal e profissionalmente;

• Para as empresas: uma das grandes vantagens para as empresas é o potencial de expandir o alcance geográfico de seus produtos;

• Para o consumidor: a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional;

• Para a sociedade: é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, além da oportunidade de complementação da renda familiar, gerando mais riqueza para o país.

As modalidades mais praticadas de venda direta são:

• “Door to door” ou porta-a-porta: o revendedor vai até a residência ou local de trabalho do consumidor para demonstrar e vender os produtos;

• Catálogo: o revendedor deixa o catálogo ou folheto na residência do consumidor e depois passa para retirar o pedido;

• Party plan: o revendedor promove um chá na casa de uma consumidora para ela e suas amigas, em que demonstra e revende os produtos.

As formas de lucratividade deste ramo de negócio, está intimamente ligada a dedicação e envolvimento ao este trabalho.

Uma dica importante quando ao escolher essa forma de trabalho, é buscar conhecer a estrutura empresarial do ramo escolhido, bem como suas formas de trabalho e diferenciais ofertados.