Para deixarmos bem claro para nossos peludos o que esperamos deles, quais comportamentos são desejados e quais são inaceitáveis devemos usar o reforço positivo e correções apropriadas quando necessário.
Mas, como?
Se o comportamento que queremos prevenir é que o cão suba na cama, por exemplo, devemos recompensá-lo como carinho, brincadeira, atenção e petiscos sempre que o pet escolher deitar em sua própria caminha. Com a repetição, aos poucos o peludo passará a entender que ali é o lugar apropriado para ele descansar.
Porém, sabemos que muitas vezes nossos pets são teimosos e, por isso, uma bronca pode se fazer necessária nessas horas.
Lembre-se de jamais utilizar broncas que machuquem ou traumatizem o bichinho. As recomendadas são, por exemplo, sprays de água e latinhas com barulho, que são as ferramentas mais comuns e utilizadas no adestramento.
O ideal é que a bronquinha seja dada antes do comportamento inadequado acontecer. Por exemplo, se o cão demonstrar que vai subir na cama, utilize os métodos de correção ditos acima. Mas é importante que isso seja feito antes dele conseguir o que quer: pular na sua cama. Se você esperar ele subir para então corrigi-lo, as correções podem não funcionar, pois ele já terá tido a sua recompensa.
Outra forma importante de melhorar sua comunicação com o peludo e tornar a correção mais efetiva, é ensinando-o a palavra NÃO de maneira eficaz, dessa forma, sempre que o cão ouvir essa palavra ele entenderá que não vai conseguir atingir seu objetivo inicial e, com isso, desistirá dele.
Para ensinar o NÃO, coloque um petisco no chão e diga NÃO. Com o auxílio de uma guia ou com a mão, impeça que o cão consiga pegar o petisco. Assim que ele parar de tentar pegá-lo, recompense-o com um pedacinho.
É importante lembrar que broncas violentas só traumatizam e (possivelmente) causam problemas comportamentais no seu amigo, por isso, opte sempre pelo reforço positivo e por pequenos desconfortos como correções.
Na dúvida, procure ajuda de um profissional que poderá auxiliá-lo a colocar esses métodos em prática de forma efetiva.
Por Amanda Ornelas, franqueada da Cão Cidadão