X

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Munícipes ainda podem cadastrar propostas pelo link da mobilidade, na página inicial do site da Prefeitura

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor

A Prefeitura de Mauá apresentou à população nesta semana o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, projeto do prefeito Átila Jacomussi que orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos.

O documento abrange um amplo estudo estrutural de diferentes modais da cidade – entre eles transporte urbano público, particular, ciclovias e pedestres – que foi feito durante mais de dois anos considerando opiniões de usuários de cada uma das alternativas sobre o funcionamento atual e a importância de futuros projetos para melhorar a mobilidade.

Entre as propostas apresentadas aos munícipes (podem dar sugestões e colaborar com as propostas no site da prefeitura), estão a reforma de terminais rodoviários, a descentralização dos ônibus (permissão para que o usuário troque de linhas usando a integração sem a necessidade de ir até o terminal central), a ampliação e revitalização do calçadão central, das ciclovias e a melhoria da sinalização e de trechos viários para que seja possível utilizar vias menos procuradas hoje para ter acesso a outras cidades – como a Estrada do Guaraciaba para chegar até Santo André e São Bernardo, por exemplo.

O plano estrutural apresenta diretrizes a serem utilizadas a longo prazo e é conduzido em conformidade com os princípios e objetivos estabelecidos na lei federal nº 12.587, de 3/1/2012. A apresentação do plano permite Mauá reconhecer as diretrizes na mobilidade para que a cidade possa também pleitear verbas federais para obras do setor em curto, médio e longo prazos.

A transparência e a participação são diferenciais qualitativos no processo de elaboração do PlanMob Mauá. A população ainda pode explicitar seus interesses específicos e dar contribuições para a construção de propostas orientadas pelo interesse público mais geral.

Imprensa:

This website uses cookies.