A cidade de São Bernardo foi escolhida pela terceira vez seguida para sediar edição dos Jogos Regionais, que envolve mais de 30 mil atletas de todo o Estado de São Paulo. Organizado pela Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, a competição é etapa classificatória para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni e será realizada na cidade entre os dias 18 e 29 de julho, com presença de atletas representantes de 30 cidades paulistas.
A cidade foi escolhida devido à sua estrutura esportiva, composta por arenas, ginásios, estádios, clubes e centros de recreação espalhados pelos bairros. Um dos destaques do município é a Arena Caixa – Professor Oswaldo Terra, que oferece 30 mil metros quadrados de área construída e é considerado um dos mais modernos da América Latina.
Neste ano, os Jogos Regionais contam com novidades, como a inclusão de duas modalidades oficiais: skate street e badminton. Além disso, o vínculo entre atleta e município também volta a ser obrigatório. Outro destaque é o retorno das categorias sub-21 e livre nos Regionais, encerrando o modelo de classificação por primeira e segunda divisões. Além de São Bernardo, outras sete cidades do Estado cederão estrutura para os Jogos em diferentes períodos da competição.
Jogos Regionais – Responsável por revelar atletas conhecidos nacional e internacionalmente (como Maurren Maggi, Hugo Hoyama, Diego Hypólito, Arthur Nory, Hortência e outros), os Jogos Regionais movimentam também a economia das cidades-sede, já que além dos atletas, comparecem também técnicos, jornalistas e centenas de profissionais das mais diversas áreas para possibilitar a realização dos Jogos.