Mais uma expressiva jornada no futebol amador do Unidos Futebol Clube “o rubro negro querido” da massa torcedora que compareceu em peso para incentivas seus atletas. Comandados pelo técnico Mariola e seu assistente Cururex um brilhante empate de 2×2 frente ao tradicional conjunto do Vila Bela, Igor Churrasco o autor dos gols. Eis a formação da equipe: Bruno, Gabriel, Guega (Caio), Leandro o “capitão”, Lincoln (Jefferson), Italo, Mauri, Junior TMJ (Lucão), Igor Churrasco, Juninho (Junior Denilson), Antonio (Robinho). Já pela categoria sub 20 com gol do camisa 22 Islan, para alegria do técnico Daivid e auxiliar Alex, 1×0 frente ao aguerrido Gisela. Eis a equipe: Ricardo, Jonathan, Wawa, Vitor Balada, Tuke, Maipinha, Alef (Leo), Vini (Gui), Islan (Luiz), Gustavo (Jean), Dentinho (Lucas Ricci). Mais uma vez nosso considerado Tio Bastos colaborou com o noticiário rubro negro.
Inspirado no craque Messi, a comissão técnica do União Inter Amigos homenageou as equipes da Espanha e Portugal, 4×1 no Distrital da Fundação
Com dois gols cada de Erick e André, vitória homérica da equipe catalã por 4×1 no placar descontado pelo irreverente astro Canhotinho atual goleador do futebol show. Eis as formações: Espanha com João Gomes, Marcão, Jair, Lucas (Erick), Marco, Nardinho, Luis Carlos (Roberto T.), Della (André), Nelson (Augusto), Mi e Pulga; Portugal atuou com Saulo, Joaquim (Tchotcha), Tito, Ricardo Tadeu, Ari, Gallo (Robertinho), Ratinho, Adriano, Nena, Canhotinho, Helio (Daniel). Arbitragem do dedicado Sr. Maia. Falei do futebol show do União Inter Amigos. O rei da fotografia Helinho, sempre presente, colaborou conosco.
Cantinho do Zezé também é saudades, aguardem nas páginas vibrantes do Jornal Imprensa ABC, homenagem aos comerciantes do Bairro São José
Na futebol amador de São Caetano do Sul a importância de nossos amigos atletas que defenderam a hegemonia do amadorismo vai estar sempre presente, emoldurada pelas tradicionais performances de quem também participou ativamente na trajetória esportiva dos clubes do Bairro São José. Também serão lembrados na coluna, Cantinho do Zezé também é saudades, através de fotos inéditas que com certeza mostrarão a magnitude do esporte, dados compilados com muito carinho pelo articulista local. Aguardem!!! Afinal eis as histórias de São José Futebol Clube, União Vila São José, Internacional Sport Clube, União Inter Amigos, Sport Club Corinthians Cristaliense, FMF FC, e todos clubes co-irmãos que fazem parte do rol de amigos que são nosso maior patrimônio, expressados na força da mensagem.
Um grande país também se molda nos campos de terra batida, gramados sintéticos, estádios e quadras. 63 anos falando das coisas do Futebol.
José Pires Maia “Zezé”
Saad E.C., 56 anos. Fundação: 28/04/1961
Fundado no dia 28 de abril de 1961 pelo empresário Felício José Saad, o Saad Esporte Clube se notabilizou pelo pioneirismo de suas ações nestes 45 anos de história. O município de São Caetano do Sul já manifestava sua vocação para integrar com destaque o grande polo industrial do estado de São Paulo no final da década de 50, quando as indústrias Matarazzo simbolizavam todo o poderio econômico da cidade.
No âmbito esportivo, entretanto, prevaleciam no grande ABC apenas os clubes sociais e equipes do futebol varzeano. O Saad Esporte Clube foi idealizado inicialmente para incentivar os funcionários de uma grande Metalúrgica instalada em São Caetano do Sul, mais uma viagem do empresário Felício Saad à cidade de Campinas, para a realização de uma cirurgia no instituto Penido Burnier, acabou modificando os planos iniciais.
Ao conhecer de perto a paixão dos torcedores de Futebol da Cidade e a rivalidade saudável que existia na época entre Ponte Preta e Guarani, Felício achou que faltava à população do grande ABC a alegria de poder se mobilizar em torno de um time profissional de futebol, já que a equipe do São Bento havia encerrado as atividades no final dos anos 50. Ao ser visitado pelo então Prefeito de São Caetano do Sul, Walter Braido, ainda no hospital de Campinas, Felício fez a promessa de implantar em São Caetano do Sul uma equipe profissional de Futebol, promessa que cumpriu com grande êxito.
O Saad E.C. teve uma rápida ascensão. Seu auge foi na primeira metade da década de 1970. Em 1971, quase subiu para a divisão especial. Após bela campanha, só não foi campeão do Campeonato Paulista da primeira divisão, pois perdeu para o Marília A.C. na última rodada, no dia 24 de agosto. Até hoje, tem torcedor que não esquece essa dolorosa derrota. A equipe de São Caetano do Sul garantiu vaga no campeonato de 1974 ao se classificar em segundo lugar no Torneio Paulistinha daquele ano, ficando atrás apenas da equipe da A.A. Ponte preta de Campinas.
Disputou a primeira divisão paulista em 1974 e 1975, empatando e alcançando vitórias memoráveis contra os grandes do Estado de São Paulo. Jogadores como Arlindo, Tekão, Coutinho, Dorval e Jaime, dentre outros, encheram de orgulho os torcedores de São Caetano do Sul.
O Saad E.C. representou São Caetano do Sul no Campeonato Paulista até 1988. Em 1989, se licenciou e deu sequência a um projeto vitorioso no futebol feminino de outros municípios.
Renato Donisete Pinto