Jorge Salgado continua lutando para que seu projeto se concretize ainda este ano. Este projeto visa à disponibilização de carteiras adaptadas aos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nos estabelecimentos de ensino público e privado, situados no Município de São Caetano do Sul.
O projeto de Jorge Salgado é garantir às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida acessibilidade total, principalmente, na escola.
Educação inclusiva é aquela que garante qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
No que diz respeito aos alunos com deficiência, Salgado acredita que em virtude de seus comprometimentos motores, esses alunos carecem de modificações no ambiente escolar para que sejam oferecidas oportunidades iguais e possibilitem um desempenho satisfatório nas atividades desenvolvidas nesse meio.
“Esse suporte pode ser fornecido através da adequação do espaço físico, de material escolar adaptado, de recursos pedagógicos, equipamentos e mobiliário escolar específico, bem como de recursos humanos capacitados para atuar junto a este aluno”, ressalta Jorge Salgado.
Dessa forma, para que os alunos possam ter acesso e permanência com qualidade na escola, Salgado está lutando para que essas instituições implantem este projeto e ofereçam as condições necessárias a esses alunos, inclusive no que tange à adequação do mobiliário escolar, de modo a oportunizar a participação ativa dos mesmos nesse ambiente.