Fundada pelo ex-prefeito Tortorello em 2003 em seu último mandato, mantida pelo atual prefeito José Auricchio (2004/2012) e extinta em 2014 pelo ex-prefeito Paulo Pinheiro, farmácia da USCS volta a fornecer medicamentos para a população no terceiro mandato de Auricchio.
Fechada pelo ex-prefeito Paulo Pinheiro em 2014, a Farmácia da USCS que manipulava cinco tipos de medicamentos e distribuía gratuitamente à população de São Caetano, voltou a funcionar na última semana, agora em novo endereço na sede do campus da Universidade na Rua Santo Antônio – centro da cidade, para maior comodidade da população e facilidade de atendimento, visto que os alunos da instituição de ensino é que atenderão a população.
A farmácia, já existe na cidade há 14 anos pelo ex-prefeito Luiz Tortorello em seu segundo mandato e o atual prefeito José Auricchio era secretário da Saúde do município, e foi desativada por capricho pelo ex-prefeito e seu secretariado, prejudicando até o ensino dos alunos da instituição, que fazem os remédios para aprender.
Segundo o prefeito Auricchio, o modelo é único no país, onde a prefeitura fomenta a manipulação de alguns medicamentos para ajudar a população, e pretende atender mais de 200 mil pessoas nesta nova fase, com a manipulação de oito até dez tipos de medicamentos, e atenderá público estimado de até 100 pessoas dia e capacidade de produção de mais de 60 mil cápsulas/mês.
Ainda de acordo com Auricchio, a farmácia da USCS, vai colaborar com a população de agora em diante oferendo alguns tipos de medicamentos, visto que o governo federal encerrou dias atrás o projeto da Farmácia Popular. A farmácia escola, não vai substituir o projeto encerrado do governo, porque não vai disponibilizar todos os tipos de remédios, frisou o prefeito.
A farmácia escola em seu novo endereço está localizada na rua Santo Antônio, 50 – Centro de São Caetano – campus da USCS, e atende a população com receitas prescritas pela rede municipal da saúde e/ou privada no horário de segunda a sexta-feira das 8h às 12h; e das 13h às 17h. Mais informações no telefone 4220-5999.