Há uma lenda contada há muito tempo que se aproxima daquilo que a PNL afirma:
– Em uma época bem distante, todos da terra eram como deuses e tinham poderes.
Porém os homens pecaram e abusaram tanto desses poderes que o SENHOR, Deus de todos os deuses, decidiu que todos os poderes fossem retirados dos homens e escondidos num lugar onde jamais fossem encontrados.
Um dos deuses disse: “Então vamos enterrá-los profundamente na terra”.
E o SENHOR disse: “O homem pode escavar a terra e encontrá-los”.
Outro deus disse: “Então vamos jogá-los no oceano mais profundo”.
E o SENHOR não concordou: “O homem pode mergulhar e um dia encontrá-los”.
Um terceiro deus disse: “Por que não os escondes na montanha mais alta?”
O SENHOR disse: “Não, pois o homem poderá escalá-la”.
E disse o SENHOR: “Tenho um lugar melhor. Esconderei no interior do próprio homem. Ele nunca irá pensar em procurá-los dentro de si próprio”.
É exatamente nisso que a PNL mostra:
– Todo homem tem poderes incríveis dentro dele e só não usa por falta de coragem ou de sensibilidade em procurar dentro de si próprio.
Em minhas palestras e nos cursos aplicados nas empresas sempre afirmo que os poderes internos precisam sair para fora e assim, treinando muito, conseguiremos atingir nosso alvo sem preocupações.
A PNL instrui exatamente o que precisa fazer para ser um expert em conseguir um bom relacionamento familiar, um bom diálogo em uma entrevista de emprego, boa persuasão na venda de um produto, verbalização correta em falar com diversas pessoas (até mesmo pra uma plateia), como agradar sua amiga, seu amigo, como se portar em uma reunião importante, como fazer amigos, como mudar o sentimento de repudia que sentem por você e até mesmo como melhorar seu comportamento inadequado e tornar-se um líder.
O objetivo dessa coluna é simplesmente te ajudar a enxergar o líder dentro de você.
Jorge Jaime Reis
pnl@idecontroller.com.br