Medida permite que veículos particulares do prefeito, vice e secretários possam exibir emplacamento especial durante expediente e agendas oficiais
O Projeto de Lei elaborado pelo prefeito Orlando Morando pedindo a extinção dos carros oficiais de uso exclusivo no município, foi aprovado na Câmara Municipal por 19 votos favoráveis na última sessão.
A proposta permite que os veículos particulares do prefeito, vice-prefeito e secretários possam exibir emplacamento diferenciado (placa preta) durante horário de expediente e agendas oficiais.
Na prática, a medida visa institucionalizar o uso de carros particulares de integrantes do Executivo e primeiro escalão, reforçando medida tomada no início da gestão, que colocou um fim à frota oficial da cidade. A rescisão do contrato de locação de 26 carros oficiais gerou uma economia de R$ 5 milhões aos cofres públicos. Com a medida, os proprietários de cada veículo ficam responsáveis por custos de manutenção, impostos, combustível, infrações de trânsito e demais despesas.
“O emplacamento oficial dos carros particulares coloca um fim ao impasse que envolvia rodízio de veículos na Capital e acesso diferenciado ao Palácio dos Bandeirantes, por exemplo, e outros locais para onde nos deslocamos com frequência. Além disso, a aprovação oficializa essa nova dinâmica, impedindo eventuais recuos dos próximos gestores”, destacou Morando.
A expectativa é que até o final do mandato cerca de R$ 20 milhões sejam poupados dos cofres públicos com a extinção dos carros oficiais.
Além do fim do contrato para locação, a Administração doou seis veículos antes usados para locomoção de secretários para a Guarda Civil Municipal (GCM), sendo um deles transformado em Base Comunitária Móvel da corporação.