A Prefeitura de São Caetano deu mais um importante passo na construção de um modelo de governança mais transparente e eficiente. Criada na atual gestão, a Controladoria Geral do Município terá sob seu comando a advogada Mylene Gambale, que foi empossada pelo prefeito José Auricchio Júnior, no Espaço Nelly Pellegrino, localizado no Edifício Prefeito Oswaldo Samuel Massei – edifício da Câmara Municipal.
Auricchio destacou a Controladoria como “ferramenta de vanguarda” e “que busca atender ao anseio da população”. “Vivemos um momento político de dificuldades, por isso é preciso buscarmos um modelo de governança que atenda minimamente o que a sociedade entende por transparência”, afirmou o prefeito.
São Caetano do Sul é a primeira cidade do ABC a contar com o órgão. Em seu discurso, Mylene disse que a pasta visa a garantir a integridade pública: “Nosso papel é fazer com que a Administração Pública não desvie do seu objetivo principal, de entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente”.
A Controladoria funcionará com um tripé de atuação que reúne Corregedoria, Ouvidoria e Auditoria Interna. “Tenho que certeza que deixaremos um legado fundamental para a cidade”, diz o prefeito.
MAIS AÇÕES DE TRANSPARÊNCIA
Neste ano, a Prefeitura tem implantado diversas ações de transparência. Entre elas, a publicação do Diário Oficial Eletrônico, a utilização de um novo modelo de Portal da Transparência com mais acesso a informações, o decreto que institui na cidade as figuras do Ordenador de Despesas e o Gestor de Contratos, entre outras.
Também tem sido relevante a capacitação dos servidores municipais, sobretudo secretários e diretores, a respeito das leis de licitações, contratos e convênios. Atualmente, está sendo realizado no município o curso “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”.