Promover aprendizagem com relacionamento e interação. Esse é o propósito da Uni Mais (Universidade Aberta da Terceira Idade), que teve sua aula inaugural no último dia 06/10, retomando seu modelo original, concebido em 2007.
“Após 2012, a UniMais teve mudanças em sua estrutura e perdeu sua característica de ensino, enfatizando mais o lazer. Retomamos, agora, o modelo que fomos buscar nas grandes universidades do Brasil (como a Unifesp, que inspirou a criação da UniMais ) e do exterior”, declarou o prefeito.
Aprendizagem na USCS e lazer nas Cises
As aulas, gratuitas, ocorrem na USCS, no período da tarde, e destinam-se a moradores de São Caetano do Sul com 50 anos ou mais. Para atingir seus propósitos educacionais, a Universidade Aberta da Terceira Idade oferece dois módulos: o básico, de dois anos, para o qual estão inscritos 249 alunos; e o avançado, com um ano, e 265 inscritos. Os cursos abordarão assuntos das áreas de Administração de Finanças, Economia, Oficina de Memória, Dança, Teatro e Informática.
No breve discurso proferido antes da aula inaugural, o prefeito José Auricchio Júnior esclareceu que o período letivo foi concebido de forma que possibilite um aprendizado efetivo, mas também permita que novos alunos tenham a oportunidade de participar da UniMais.
Dessa forma, o aluno poderá fazer o módulo básico, de dois anos, e mais um ano de aprofundamento dos conteúdos. Após esse período ele já terá concluído seu período de formação e poderá dar oportunidade a novos alunos. Mas não deixará de ter muitas opções de lazer, esporte e cultura oferecidas pelo município. Essas continuarão a ser oferecidas pelos CISEs.
Auricchio aproveitou a ocasião para anunciar a futura construção de mais um CISE, no Bairro Fundação. Com mais essa unidade, serão cinco as opções de Centros da Terceira Idade em São Caetano do Sul.