Colegiado do Grande ABC, foi contemplado em plano de capacitação técnica que vai auxiliar municípios por dois anos
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, venceu a concorrência de mais de 200 projetos e engajou a região no Programa Internacional de Cooperação Urbana, promovido pela União Europeia (UE), e que prevê a capacitação técnica entre municípios do continente europeu com a América Latina e Caribe pelos próximos dois anos. O colegiado de prefeitos, por meio da sucursal de Brasília, se inscreveu em três modalidades: Mobilidade, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana.
A entidade regional foi a única instituição consorciada do País a ser contemplada no Programa europeu, entre os seis selecionados. O órgão internacional vai definir o projeto e a cidade a trabalhar em conjunto com a região nos próximos dias e formalizará o início do programa entre os dias 9 e 10 de novembro, no Congresso de Bruxelas, na Bélgica. Os demais agraciados na ação foram os municípios brasileiros de Araripina (PE), Belo Horizonte (MG), Benedito Novo (SC) e São Leopoldo (RS).
Inédita, a conquista do colegiado destaca mais um avanço para a região com gestão de Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, que desde o início do ano, vem implementando um perfil realizador. “Trata-se de uma importante conquista para os municípios. Um esforço do Consórcio em garantir que novas ações, em temas tão complexos, e vindos de fora, possam contribuir para o futuro da região. A instituição está cada vez mais engajada na busca de viabilizar esta nova realidade”, destacou o presidente do Consórcio.
“A ação de posicionar a região no que existe de referência no mundo é fruto de uma dinâmica muito mais célere inserida no Consórcio a partir da nova gestão iniciada neste ano. A parceria com a União Europeia representa esse espírito de trabalho, seja qual for o projeto contemplado. Os ganhos para o Grande ABC serão muito importantes”, acrescentou o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.