Símbolo da memória da cidade de São Bernardo, a Fonte Luminosa Princesa Isabel, localizada na Praça Lauro Gomes, entrou na fase final de reparação. O local já está com 75% das obras concluídas e tem previsão de entrega para dezembro.
A fonte Luminosa Princesa Isabel está há décadas sem funcionamento. Desde a sua inauguração, em 20 de agosto de 1954, a Praça Lauro Gomes nunca recebeu uma revitalização necessária. Após pedidos de moradores que frequentavam o local, a Prefeitura articulou uma parceria com a iniciativa privada, e a área entrou nos planos para receber uma ampla reforma. Primeiramente com a relocação dos ambulantes que frequentavam a praça e a liberação do corredor que servia de passagem para pedestres, e depois, com a reforma interna.
Responsável pelas obras de revitalização, a empresa Setin iniciou o processo de revitalização da fonte, que além preservar todo o seu contexto histórico, receberá novas pastilhas e nova tubulação na parte hidráulica. Em toda área da Praça os frequentadores poderão acessar wi-fi gratuito, ganhará um novo paisagismo e nova iluminação.
Para o prefeito Orlando Morando, que vistoriou a obra acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, demonstrou boas expectativas quanto à qualidade e entrega da revitalização. “Acompanho essa revitalização, desde o seu primeiro momento. Aqui, vamos entregar, em dezembro, um novo parque para a cidade com novos banheiros, com a fonte Luminosa Princesa Isabel em pleno funcionamento e uma base da GCM para reforçar a segurança em toda a região”, afirmou.
A Praça ainda terá dois novos acessos de entrada e saída, somando 6 no total. Além de toda benfeitoria, uma base da Guarda Civil Municipal irá ampliar a segurança da região. Ela ficará dentro da praça de frente para a Rua Marechal Deodoro. Também na parte interna, a área contará com um quiosque de engraxate, os ambulantes que antes realizavam serviços nas calçadas serão realocados na praça.
O projeto de reforma foi elaborado pelas equipes de Serviços Urbanos e Obras da Prefeitura e aprovado pela empresa e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).