Com peça teatral e distribuição de revistas em quadrinhos, Prefeitura tem previsão de atingir cerca de mil alunos por semana
As Secretarias de Segurança Urbana e de Educação de São Bernardo, promoveram campanha contra o bullying infantil, baseada na apresentação teatral voltada a crianças de 7 a 10 anos dentro das escolas municipais.
O objetivo da peça, que tem como tema “Bullying aqui não tem vez”, é mostrar como a prática de intimidação e ameaça dentro do ambiente escolar pode prejudicar o desenvolvimento dos alunos e reforçar a mensagem por meio da distribuição de gibis.
A iniciativa surgiu após uma pesquisa revelar que o bullying é uma violência velada e calada que acontece diariamente nas escolas e muitas vezes fora do alcance dos professores. Para a realização da pesquisa foram envolvidos pedagogos e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cidadania.
Para atrair a atenção dos alunos, a peça teatral é totalmente didática e tem duração de aproximadamente 20 minutos. Envolvendo seis Guardas Civis Municipais (GCM), a história parte da narrativa de um personagem recém chegada na escola que é desprezado pelos novos amigos de sala de aula.
Após a apresentação, os alunos levam para casa um gibi. A revista em quadrinhos tem o intuito de divulgar a campanha para os pais ou responsáveis dos alunos, uma vez que o tema também pode estar presente dentro das residências. Com isso as crianças levam para fora da escola a experiência que tiveram durante o show.
A Guarda Civil de São Bernardo já atua com peças teatrais para abordar e alertar alunos das escolas municipais com diferentes temas. A partir dessa ideia, surgiu a iniciativa de abordar um tema importante e atual dentro das escolas. A campanha tem previsão de atingir cerca de mil alunos por semana e, para isso, busca parceria para a produção de novos exemplares das revistas em quadrinhos.