X

A Capital da Cerâmica do Grande ABC virou potência

A cultura da cidade representada no imponente Teatro Municipal

Um pouco da história…

A cidade de Mauá é conhecida como “Capital da Louça e da Cerâmica” por causa da importância da atividade no desenvolvimento e expansão econômica do município. Também tem destaque as atividades de metalurgia, materiais elétricos, o de logística, o de indústrias químicas e o setor petroquímico.

Fundada em 1954, Mauá é um município que pertence à região metropolitana de São Paulo, mais precisamente ao ABC Paulista. A formação do município remete aos séculos XVII e XVIII e está ligada às fazendas do entorno da Capela de Nossa Senhora do Pilar. O progresso local teve início com a implantação da estrada de ferro São Paulo Railway, em 1867. (fonte Museu Municipal)

Registro Cultural

O Museu Barão de Mauá e o Teatro Municipal são palco do registro cultural da cidade. A história está preservada, contada e reúne em seu acervo objetos, fotografias e documentos relativos à história do município.

Teatro Municipal que, além de vários espetáculos, também mantém obras de vários artistas brasileiros. Reinaugurado após o fechamento de quatro anos, tem capacidade para abrigar as inúmeras manifestações culturais e artísticas.

A dinâmica econômica

Sertãozinho e Capuava são os dois polos industriais de Mauá. O local em que está localizada a refinaria da Petrobrás é o maior polo petroquímico da região.

O Pólo Petroquímico de Capuava, onde estão localizadas companhias como Oxiteno, Cabot, Chevron, Braskem e a Refinaria de Capuava da Petrobras (RECAP), e o Pólo Industrial de Sertãozinho, que conta com mais de 400 empresas, entre micro, pequenas, médias e grandes, principalmente do setor metalmecânico, com fornecimento para as cadeias produtivas automotivas e da linha branca.

A malha viária da cidade, inclui obras como o Rodoanel e o prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores. A cidade se encontra a 27 km do centro de São Paulo, a 24 km do Aeroporto de Congonhas, a 70 km do Porto de Santos e a 40 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

No transporte público os Trens Metropolitanos, que circulam por toda a Região Metropolitana de São Paulo e possui três estações dentro dos limites do município. Além de uma frota de ônibus com terminais urbanos que atendem a cidade.

Educação: O futuro que se planta no presente

Mauá é uma cidade que investe na formação e na qualificação profissional, abrigando importantes instituições de ensino como Faculdade de Desenho Industrial (Fadim), Faculdade Mauá (FAMA), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), unidades do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) e também uma Escola Técnica Estadual (Etec).

O campus da Faculdade de Medicina da Uninove em Mauá já tem data para começar as atividades. Nesta primeira turma serão 50 alunos, que receberão aulas na Rua Alvares Machado, 48, na Vila Bocaina.

Desse total, dois alunos receberão bolsas integrais para cursar Medicina na cidade, voltadas para estudantes de baixa renda.

A chegada do curso já neste semestre faz parte de esforços feitos pelo prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, que articulou para que o campus pudesse ser aberto ainda neste ano. Entre os pedidos feitos especialmente pelo prefeito Atila, estão ainda o de que a universidade fosse instalada em uma área central e o de que os funcionários contratados fossem, em sua maioria, moradores da cidade.

Imprensa:

This website uses cookies.