O secretário de Fazenda de São Caetano, Jefferson Cirne da Costa, recebeu em seu gabinete integrantes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), representados pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho, José Aparecido Maion.
A reunião foi o acerto de detalhes técnicos para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos, por meio do qual a Prefeitura poderá fazer a consulta online do registro dos profissionais de contabilidade, que atuam em São Caetano, garantindo que o trabalho seja executado apenas por profissionais habilitados e registrados.
“O convênio prevê a troca de informações entre os órgãos e o estabelecimento de programas de capacitação dos contadores, visando a segurança contábil, tributária e econômica. Nosso objetivo é criar aqui um dos melhores ambientes de empreendedorismo do país”, declarou o secretário Jefferson.
Para a realização dos ajustes técnicos, que permitirão o compartilhamento do banco de dados, participaram também da reunião funcionários da DTI (Divisão da Tecnologia da Informação) da Prefeitura e especialistas em informática do Conselho Regional de Contabilidade.
Educar para não poluir
“Não vejo como falar em Fiscalização, sem falar em Educação Fiscal”, disse o secretário. Ele acolheu com muito interesse a proposta do CRCSP de oferecer programas de capacitação presenciais e à distância. “Capacitar o contador é melhorar a qualidade da informação que o empreendedor recebe”, complementou.
José Aparecido Maion, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho, destacou que o programa de educação continuada tem sido implantado em diversas prefeituras, a partir das demandas específicas de cada local. “Nosso objetivo é educar para não punir, preparando o profissional de contabilidade para o mercado”, resumiu a Diretora Operacional do CRCSP, Verônica Moreira Nunes.