Mostra reúne até 9 de março 60 trabalhos do prof. Mastrotti, colaborador do Imprensa ABC
Tiras e charges políticas, mas também desenhos sobre alegrias e tristezas, família, o ser humano e a vida urbana, entre outros, compõem parte da linha do tempo que o artista e professor Mário Mastrotti expõe na Biblioteca Central do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. São 60 imagens com técnicas em grafite, lápis de cor aquarelado e caneta hidrográfica que podem ser vistas até 9 de março com entrada franca ao público.
“Sou meio irrequieto, tenho um viés crítico da vida, por isso meu foco é mais na mensagem e não no desenho em si”, define Mastrotti, desenhista, cartunista e docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Produção Multimídia da Metodista há mais de 15 anos.
A abertura da exposição “Traços e Reflexões”, em 21 de fevereiro, coincidiu com o aniversário de 58 de anos do professor, que se dedica à arte e faz publicações desde os 15 anos. Há 13 participa da agenda do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Metodista, promotor do evento.
“As reflexões foram elaboradas com a vivência de 58 primaveras, muitas alegrias e tristezas, inúmeros tombos, depressões, conquistas, amigos, inimigos, família, leituras diversas, criatividade, enganos e muita arte. Concluindo, a vida não é o que você junta, é o que você espalha!”, diz ele.
Os cartuns, tiras e charges de Mário Mastrotti já foram publicados em jornais e revistas como Diário do Grande ABC, Folha de S.Paulo, Jornal de Brasília, O Pasquim 21, Jornal Enfim, A Gazeta, entre outros, e ainda hoje abastecem a mídia regional por meio do Mais Notícias, de Ribeirão Pires, e do jornal Imprensa ABC. O artista e docente participou de diversos salões de humor em países como Polônia, França, Portugal, Irã e Itália, e já foi premiado na Turquia (1° lugar) e no Irã (menção honrosa). Organizou e publicou mais de 20 livros de humor gráfico pela Editora Virgo.
A curadora da exposição e coordenadora do NAC, Cláudia Cezar, destacou a presença do professor Mastrotti na programação do Núcleo de Arte e Cultura desde sua criação, há 13 anos, e falou do caráter diferenciado da mostra: “Além do trabalho artístico, carrega reflexões sobre o dia a dia”. Uma novidade é a localização da exposição, no jardim de inverno interno da Biblioteca Central, que a partir de agora passa a sediar eventos.
Exposição Traços e Reflexões
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.
Quando: de 21 de fevereiro a 9 de março de 2018
Local: Biblioteca Central do campus Rudge Ramos da Metodista (Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP)
Entrada franca