X

Planetário de Santo André oferece minicurso gratuito de astronomia para professores

Atividade é destinada, prioritariamente, a professores das redes pública e privada cujos alunos participarão da ‘XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica’; inscrições podem ser feitas até 15 de março

O Planetário e Cinedome de Santo André está com inscrições abertas para o minicurso destinado a professores da rede pública e privada que lecionam no Ensino Fundamental I (ciclo II) e participarão, com seus alunos, da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que acontece em 18 de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 15 de março.

Em sua sexta edição, o minicurso oferecerá 230 vagas por sábado, 60% para professores da rede municipal de Santo André e 40% para os demais educadores. Segundo os organizadores, a programação contará com parte dos conceitos de astronomia, de acordo com o programa da Olimpíada. Quem se interessar poderá participar do minicurso no dia 17 ou 24 de março, das 8h às 10h, no Planetário e Cinedome de Santo André, localizado dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento (na Rua Juquiá, altura do n 135, na Vila Eldiza).

As fichas de inscrição podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico sabina@santoandre.sp.gov.br. Basta enviar e-mail com o título “Minicurso preparatório OBA 2018”. Os professores do Ensino Fundamental II também poderão participar, porém os assuntos abordados serão focados nos conteúdos direcionados para estudantes do Ensino Fundamental I (nível I e II, conforme nomenclatura da Olimpíada).

Sucesso há seis anos – De 2012 a 2018, com o surgimento do Planetário de Santo André, a cidade vem aumentando a cada ano a participação dos alunos da rede pública municipal na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Para se ter uma ideia, em 2017 os alunos das escolas municipais conquistaram 37 medalhas de ouro, enquanto os alunos da rede particular conquistaram oito e os da rede estadual, uma. No total, os estudantes das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) levaram 249 medalhas, contra 116 conquistadas pelos alunos das unidades particulares e 28 pelos estudantes das estaduais.

Além disso, Santo André já conquistou nesse período mais de 460 medalhas, sendo o único município do Brasil onde o desempenho dos alunos da rede pública no quadro de medalhas é melhor do que dos estudantes das escolas privadas.

Sobre a olimpíada – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que em 2018 chega à 21ª edição, é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. A competição é aberta para participações de escolas públicas ou privadas.

Para que os alunos possam participar, cada unidade precisa se cadastrar no site www.oba.org.br até 18 de março, indicando um professor como contato. Os educadores interessados também devem inscrever sua instituição no site, onde consta o regulamento completo.

O minicurso é uma iniciativa do Planetário e Cinedome de Santo André, por meio da Sabina Escola Parque do Conhecimento e Secretaria de Educação da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4422-2017.

Serviço:

Minicurso para professores
Inscrições gratuitas até 15 de março (ou enquanto houver vagas). Interessados devem solicitar ficha de inscrição pelo endereço eletrônico sabina@santoandre.sp.gov.br
Data: 17 de março ou 24 de março, das 8h às 10h.
Local: Planetário e Cinedome de Santo André, junto à Sabina Escola Parque do Conhecimento.
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Estacionamento gratuito.
Mais informações: 4422-2001

Imprensa:

This website uses cookies.