X

Estaria mesmo fora do páreo o presidente?

Ademir Jacomussi – presidente do Legislativo Mauaense, não será candidato a deputado por Mauá, só foi ensaio, como se diz no jargão político-popular – “fogo de palha, vira fumaça”. Se confirmada essa decisão, Fernando Rubinelli deve ser o candidato a estadual que terá que tentar levar a cidade a ocupar uma vaga na assembleia legislativa paulista. O vereador já tinha a intenção de sair candidato quando de sua visita a redação do jornal Imprensa ABC, à três semanas, e agora seu intento pode ser concretizado. Como líder do prefeito na Câmara, Rubinelli espera agora ter apoio incondicional do prefeito Atila Jacomussi, afinal ele é seu líder.

Ainda Taxa do Lixo

O Ministério Público através da promotoria de justiça na Defesa do Consumidor, acatou pedido dos moradores de São Caetano (cerca de 12 mil assinaturas foram colhidas por advogados e militantes ligados ao PSOL e parte da população indignada), – e foi acolhida pela justiça que expediu recomendação para que a SAESA desmembre a Taxa do Lixo da conta de água. No entanto. Não se falou na inconstitucionalidade da cobrança da taxa. O que estavam pleiteando era o cancelamento da cobrança pela MP, mas isso não ocorreu. A SAESA tem 60 dias para recorrer do pedido, e caso não seja feito, o MP entrará com o ajuizamento de ação civil pública. Mas, a recorrência por parte da autarquia é certa, visto que a cobrança é constitucional.

Cobrança em separado

A cobrança em separado da Taxa do Lixo, muitos podem deixar de pagar, assim como estava ocorrendo com a cobrança atrelada ao IPTU. A autarquia terá de criar meios para que a população pague a taxa em separado para continuar a receber o serviço de limpeza, remoção e transporte do lixo residencial e comercial gerado dentro do município ou retornar a cobrança junto ao IPTU no próximo ano com a cobrança dos meses em que não foi pago pela população, dai podendo gerar mais um embate entre a população e a prefeitura municipal.
O pedido da promotoria da Defesa do Consumidor, parece que não atendeu na totalidade o pedido dos manifestantes indignados, que era não precisar mais pagar a taxa do lixo, mas sim que taxa casada (viola o princípio da boa-fé), com outro serviço não pode ser cobrado em conjunto.

Prefeito Auricchio talvez, escolheu seu candidato!

Alguns pré-candidatos a deputado por São Caetano terão que arranjar muito dinheiro para investir em suas campanha, visto que o prefeito José Auricchio já escolheu quem vai apoiar para Estadual nas próximas eleições. Tudo indica ser certo seu filho Thiago ser o candidato do Paço, e mudar com certeza de partido. Hoje, está filiado ao PSDB, mas quer sair pelo PPS de Alex Manente (deputado federal) amigo pessoal do prefeito. Se concretizar, muitos outros pré-candidatos podem se sentir menosprezados pela administração, porque tem vereadores da base governista que já estão trabalhando para garantir uma vaga na disputa eleitoral de outubro. Vamos aguardar para ver os acontecimentos.

Mauá não paga conta de água e culpa é do governador

Os administradores de Mauá, não é de hoje que não pagam a conta junto a Sabesp integralmente, isso vem de longa data.
A Sama, companhia de água do município, que deveria honrar os compromissos com a estatal do estado, só paga 4% do valor da fatura emitida pela Sabesp mensalmente e cobra integralmente da população a taxa.
Quem então seria o responsável pela falta de água á população. Quem manda a água e não recebe ou quem recebe e não paga a fatura. A população não tem culpa dos administradores do município que há quase 30 anos anos não honram compromissos e deixaram a dívida com a Sabesp chegar a quase 3 bilhões de reais mais a dívida do município chegar a quase um bilhão de reais, por isso não tem dinheiro para honrar compromissos.
Quem é o culpado pela falta de água na cidade o trabalhador? – será que a Sama e seus dirtetores não seriam os culpados? – reflita.

Guerra de interesses políticos!

Parece não terá fim tão facilmente as desavenças e revanchismos políticos entre os ex-vereadores de São Caetano, Beto Vidoski e Fabio Palacio, que estão em lados opostos na política da cidade desde as eleições municipais.
De um lado Vidoski foi eleito vice prefeito, enquanto que Palacio, derrotado para a prefeitura mas com grande quantidade de votos assumiu a direção do Consórcio Inter-municipal, – ainda parece ser sombra do primeiro, principalmente em aspirações políticas.
Segundo comentários as desavenças, extrapolaram o campo político, tanto que dias atrás, Vidoski interveio para que Palacio não usasse as dependências da AD São Caetano para uma festa de aniversário, obrigando-o a mudar o endereço em cima da hora. Vamos aguardar até onde vai essa desavença, porque Palacio deve lançar candidatura nos próximos dias a deputado, enquanto que Vidoski, já descartou essa possibilidade.

Sacanagem contra o povo brasileiro

STF fez reunião à portas fechadas para isolar a presidente do Supremo Carmen Lúcia e votar a favor de Lula. A reunião foi convocada pelo Ministro Celso de Mello. O tiro saiu pela culatra, esses ministros podem enfiar a viola no saco e ir para casa, porque não servirão para mais nada e muito menos terão o respeito de milhões de brasileiros que esperam que a justiça seja cumprida igualmente para todos os brasileiros, e não tenho dois pesos e duas medidas em caso de políticos e milionários. Discussão marcou o STF na quarta-feira, entre os ministros Luiz Barroso e Gilmar Mendes, como se o segundo estivesse em sua própria casa. Os dois ministros estão lados opostos quanto a prisão em segunda instância.
Isso acontece as vésperas da decisão do TRF 4 que se manter a decisão e recusar os embargos de Lula, o mesmo irá para a prisão na segunda feira no final da tarde.

Pegando fogo

Uns acham que é fogo de palha, mas, o que está por vir na política regional pode mudar muita coisa já nas próximas eleições para governados, presidente, deputados estaduais e federais. Os apoios e ou parcerias com candidatos de partidos de oposição e até de cidades vizinhas, podem mudar o cenário nas eleições. São mu-itas candidaturas de egos, e bem poucas prevalecerão ou chegarão a vitória. Mas o interessante que as movimentações também envolvem os futuros candidatos que quiserem concorrer às prefeituras em 2020. Agora seria só um ensaio para 2020, ou tem mais alguns ingredientes que estão camuflados? – é esperar mais uns meses e todos terão a certeza do que está por acontecer no meio político regional.

Sessão morna em São Caetano

O Legislativo sancaetanense comandado pelo vereador Pio Mielo, teve umas das sessões mais clamas deste ano. Quando se esperava que o pessoal do contra a Taxa do Lixo, estaria na plateia para comemorar parte da vitória na justiça com o pedido do Ministério Público para desvincular a taxa da conta da água. Mas só tinha alguns mal informados no local, mas, os principais comandantes nem se preocuparam em estar lá. Só queriam é tumultuar as sessões. Em contrapartida, parece que ouve um mal estar na plateia, visto que vereadores se reuniram em rodinhas para discutir pedidos protocolados que não foram colocados na ordem do dia da sessão. Sessão paralisada e retomada, e as propostas não foram colocados na ordem do dia, talvez não tenham interesse algum para a população, a não ser para o (s) vereador (es) autores.

Samuel Oliveira: Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.

This website uses cookies.