Você acha que é necessário sofrer para aprender? Em muitos casos, e para muitas pessoas, essa é uma verdade. Porém, existe um jeito de aprender sobre as mais diversas lições da vida através de um simples ato: colocar-se no lugar do outro. Mas não é simplesmente dizer “eu, no seu lugar faria…”, você precisa esquecer quem é, e se colocar naquela situação. Imaginar que teve a mesma história de vida, que teve as mesmas influências, e só então pensar “o que eu faria?”.
Vivemos num tempo em que está sendo muito comum apontar o dedo, e infelizmente são poucas pessoas que sabem nos estender uma mão. Mas, no fim das contas, são essas almas gentis que são as mais sábias, as mais empáticas e as mais exemplares. Por que você não pode ser uma delas?
Nosso mundo está em transição. Em algum momento, a competição deixará de ser o foco da nossa sociedade, e quando esse momento chegar: quem souber cooperar e estender a mão sem julgamentos, será o verdadeiro nome do sucesso. Treine desde já, aprenda sem sofrer, estude as lições deixadas pelas vidas de outras pessoas, e estenda a sua mão. Quando a ampola que conta seu tempo nesse mundo acabar, e te perguntarem “Qual foi a sua obra?” lá no céu, você vai poder apontar seu dedo para baixo, e mostrar o exemplo de empatia que deixou para trás.
Amanda Magliaro Prieto é redatora e tradutora, e tem por paixão
escrever sobre bem estar e qualidade de vida.