O Instituto Sou da Paz divulgou recentemente pesquisa indicando que o município de São Caetano é o mais seguro do Grande ABC e a sétima do Estado de São Paulo. O estudo está disponível no site www.soudapaz.com.br. Esse resultado é fruto dos investimentos da Prefeitura e do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Segurança em ações integradas com as Polícias Militar e Civil.
Outro destaque da cidade é no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, publicado pela Unesco em dezembro de 2017, em que São Caetano aparece como a mais segura do país para jovens entre 15 e 29 anos.
De acordo com a secretária de Segurança, Elaine Biasoli a integração entre as forças policiais é um dos motivos do êxito.
Desde o ano passado, a Prefeitura tem feito investimento na área. Entre as principais ações estão o convênio com o Governo do Estado para a implantação do Programa Detecta (que colocou câmeras de monitoramento em todas entradas e saídas do município), o aumento no efetivo da GCM (18 novos guardas) e a aquisição de novos equipamentos e munição.
Também para garantir mais policiamento nas ruas, a Prefeitura assinou convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para oferecer a Atividade Delegada. E, com a GCM, foi ampliado o programa de Atividade Diferenciada. Ambas ações possibilitam o trabalho em escala especial, proporcionando mais guardas e policiais trabalhando pelos bairros.
QUEDA – Além de estar entre as cidades com menor índice de violência, comparada a outros municípios paulistas, internamente São Caetano também apresenta tendência de queda na criminalidade: entre março de 2017 e março de 2018 houve queda de 31 para 16 registros de ocorrências de roubo de veículos. Nos demais tipos de roubo, a queda foi de 77 ocorrências registradas para 44.