X

S.Caetano realiza prova digital para avaliação de desempenho escolar

A Prova São Caetano, avaliação de desempenho aplicada todos os anos aos alunos da rede municipal de ensino, foi realizada, pela primeira vez, em versão digital. Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, cerca de 2.500 alunos do Ensino Fundamental utilizaram tablets para a realização da prova. Outra novidade foi a inclusão de Ciências, ao lado de Português e Matemática – uma iniciativa única no Brasil em testes dessa abrangência.

Nesta semana, o prefeito José Auricchio visitou a EMEF Leandro Klein, no B. Nova Gerty, para acompanhar a aplicação da prova em salas do 4º ano. “A Prova São Caetano é um importante indicador sobre o desempenho dos alunos em cada escola. E, agora, somos a primeira cidade do país a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital. É uma ação de modernização e uso da tecnologia em favor da melhoria constante da qualidade do ensino”, declarou o prefeito Auricchio.

A secretária de Educação, Janice Paulino Cesar, destacou que a avaliação permite fazer um amplo diagnóstico da rede municipal de ensino e identificar as habilidades que necessitam ser aprimoradas em cada escola.

A digitalização da Prova representa ganho de tempo e recursos, tanto materiais quanto pedagógicos. O resultado sai minutos depois da conclusão da prova e é enviado aos alunos e familiares por meio da conta de e-mail do Google Educacional, graças à parceria estabelecida com a empresa Google, sem custo algum para o município.

Segundo o professor Fábio Toro, diretor da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, o uso da ferramenta digital também se reflete positivamente no desempenho do aluno. No tablet, que permite melhor qualidade de visualização e o uso de imagens coloridas, são maiores o interesse, atenção e concentração do aluno na prova. “As crianças já têm familiaridade e total domínio dessa ferramenta”, atesta.

Imprensa:

This website uses cookies.