Você se lembra de quando aprendeu a andar de bicicleta? Ivaneide Bezerra da Silva, de 57 anos, se lembra como se fosse ontem, isso porque ela acabou de aprender a pedalar a magrela. Assim como ela outras onze mulheres acima dos 50 anos estão fazendo aula de bicicleta gratuitamente na Prefeitura de Mauá e realizando um sonho de infância.
Ivaneide tem o lado esquerdo do corpo paralisado desde criança e sofreu vários AVCs (Acidente Vascular Cerebral). Ela sempre quis aprender a andar de bicicleta, mas achava que era impossível: “Quando eu comecei a me equilibrar me emocionei, gritei, chorei e ri ao mesmo tempo. Este projeto é maravilhoso”, elogia.
Inicialmente o projeto Escolinha de Ciclismo Mauá Um Novo Tempo, do professor Cícero Neto Professor, o Canguru, era apenas para crianças de quatro a 12 anos, mas as mães e as avós dos alunos se interessaram pelas aulas e formaram uma equipe de mulheres. Hoje, o projeto atende aproximadamente 80 pessoas, mas a fila de espera cresce na mesma medida que o aprendizado dos alunos: “As crianças aprendem a pedalar sem as rodinhas em uma semana, mas as pessoas mais velhas aprendem em até quatro meses, por isso a fila de espera aumenta. É uma enorme satisfação poder finalmente ajudar quem desejou a vida inteira aprender”, explica Canguru, que tem uma aluna de até 77 anos.
Maria Rosa Montes Gutierrez, de 57 anos, acredita que este trabalho social mudou a sua rotina e pode melhorar a de outras pessoas também. “Eu tenho uma bicicleta na casa de praia, mas eu não sabia andar. Já tinha procurado aulas de bike e não tinha encontrado, agora que estou fazendo este esporte até a minha disposição do dia a dia melhorou”, disse Maria.
As aulas são realizadas de terça a sexta-feira, a partir das 14h, atrás do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na rua Fábio José Delpoio, 123, Vila Noêmia. Interessados devem levar o comprovante de residência, RG e duas fotos 3×4.