Teve início a primeira fase das inscrições para cursos técnicos profissionalizantes gratuitos de Canto, Dança e Teatro oferecidos pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, por meio do MedioTec – programa idealizado pelo Ministério da Educação. Os candidatos precisam estar matriculados no Ensino Médio da rede pública e devem preencher o formulário diretamente no site www.fascs.com.br, até o dia 7 de julho.
Nesta etapa, os dados dos concorrentes serão validados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e os aprovados serão convocados para efetivação da matrícula na sede da Fundação (Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Oswaldo Cruz).
São 30 vagas para a turma de Canto, 30 para Dança e 60 para Teatro. O curso tem duração de um ano e meio (três semestres) e as aulas, que serão realizadas de segunda a sexta, das 19h às 22h30, têm início no mês de agosto.
O aluno recebe auxílio estudantil para custeio de alimentação e transporte, além de seguro contra acidentes pessoais. Para mais informações, basta ligar para 4239-2020. Não é necessário residir em São Caetano do Sul para pleitear uma vaga.
A Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Canto formará o profissional que desenvolve atividades de performance vocal e colabora musicalmente em atividades de ensino de música e artes cênicas, dominando os diferentes gêneros e estilos musicais. Com a formação em Dança, a criação, interpretação e representação serão por meio de coreografias, baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros ou outros, previamente concebidos por um dançarino ou criados através de improvisações individuais e/ou coletivas. Já no Teatro, o desenvolvimento das competências ocorrerá por ações dramáticas.
MedioTec
O MedioTec é uma vertente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Bolsa-Formação e tem como principais objetivos incentivar o ensino profissional e capacitar a população para o mercado de trabalho. Em São Caetano do Sul, o MedioTec foi lançado em agosto de 2017 e, nesses dois semestres de vigência, mais de 180 alunos já foram recebidos no projeto.