Como parte das comemorações dos 141 anos da cidade, São Caetano ganhou mais um centro cultural expositivo com a entrega da revitalização do Espaço do Forno.
Situado na praça de mesmo nome com acesso pela Rua Casemiro de Abreu, no Espaço Cerâmica, o local, administrado pela Fundação Pró-Memória, passou por revitalização com nova jardinagem e iluminação preservando as concepções originais devido ao seu valor histórico.
Marcando o acontecimento, o espaço recebe a exposição Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade retratando a história da indústria que foi um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social do município entre as décadas de 1920 e 1990 do século passado.
Localizada em um dos fornos intermitentes que compuseram o aparato de instalações da empresa, a mostra contempla a história desde aspectos de natureza estrutural e econômica até os de ordem sociocultural.
Um minidocumentário complementa a atividade, com depoimentos de ex-funcionários, como José de Souza Martins, Urames Pires dos Santos, Valter Mariano e Paschoal Giardullo.
Entre as atrações da mostra estão registros históricos como a visita do presidente Getúlio Vargas ao local em 1941, fotos, anúncios publicitários e, claro, itens produzidos pela Cerâmica em seus anos de existência.
Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade tem visitação livre e gratuita e pode ser visitada até 29 de setembro. O horário de é de terça a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4223 4780.