Programa Merenda Legal vai possibilitar que responsáveis pelos estudantes recebam a composição das refeições que o aluno fará na escola nos quinze dias seguintes
A partir de 1º de setembro, os pais dos alunos da rede municipal de ensino de Santo André vão poder saber com antecedência o cardápio da merenda que será oferecida a seus filhos nas escolas da cidade. A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (20) o programa Merenda Legal, que vai possibilitar aos responsáveis pelos estudantes receberem, via WathsApp, a composição das refeições que o aluno fará na escola nos quinze dias seguintes. As escolas começaram no último dia 21, a fazer o cadastro dos pais interessados em receber as informações.
“Alcançamos o nível de qualidade da merenda que almejávamos quando assumimos a administração e reduzimos os custos. Eram gastos cerca de R$ 46 milhões com merenda em 2016. Vamos gastar cerca de R$ 33 milhões neste ano. Por isso, agora podemos dar o próximo passo, que é dar mais transparência para o serviço prestado”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
De acordo com o prefeito, o envio do cardápio vai dar também mais tranquilidade aos pais, que vão saber o que o filho estará consumindo nas escolas municipais, e poderão acompanhar a qualidade nutricional do que é oferecido. “A transparência é uma forma de manter alto o nível de excelência, inclusive para que a qualidade seja mantida a longo prazo, independentemente das mudanças de gestão”, destacou Paulo Serra.
Todos os pais poderão ter acesso aos dados quinzenalmente via WhatsApp ou no site da Prefeitura, onde as informações também estarão disponíveis a partir de 1º de setembro. Outra possibilidade é solicitar o cardápio na secretaria da escola. “O próximo passo será disponibilizarmos as informações em um aplicativo que permitirá que os pais tenham acesso às informações, interajam e opinem. Estamos trabalhando para colocar em prática a ideia de que a tecnologia é uma aliada da boa gestão e das boas práticas”, acrescentou.
A rede municipal de ensino conta hoje com cerca de 33 mil alunos, que realizam refeições 100% produzidas e distribuídas pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). São cerca de 60 mil atendimentos dia, incluindo 1.260 refeições produzidas diariamente para alunos com restrições alimentares.
Anualmente cerca de 12 milhões de atendimentos são realizados pela Craisa, em 38 creches, 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental e seis Centros Públicos de Formação Profissional. A Craisa fornece alimentos também para 20 instituições assistenciais e para a Apae.