X

Santo André ultrapassa meta do Índice de Educação Básica

Dados do Ideb, do Ministério da Educação, mostrou salto de qualidade do ensino andreense acima da média nacional

Demonstrando a atenção especial à Educação, Santo André bateu a meta do Ideb (Índice de Educação Básica) estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2017 e ficou acima da média nacional. A cidade ficou com índice de 6,4 no ano passado, sendo que a meta estabelecida para a cidade é de 6,3. A média nacional do Ideb foi de 5,8. Em 2015, data do último levantamento, Santo André havia ficado com 6,2.

O índice, calculado a cada dois anos e divulgado no início desta semana, é muito aguardado não só pelos profissionais da Educação, mas por toda a sociedade, por indicar como anda a qualidade do ensino nas escolas do País, seja nas salas de Ensino Fundamental ou Médio.

“Uma das principais metas que estabelecemos desde o início da gestão é a de melhorar a Educação da cidade, desde a estrutura, até o ensino final. Este resultado mostra que estamos atingindo os objetivos, mesmo com todas as dificuldades. Vamos continuar buscando melhorias para crescer ainda mais”, disse o prefeito Paulo Serra.

Já a secretária de Educação, Dinah Zekcer, crê que o bom momento se deve muito aos programas implementados na gestão. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, já que aponta o reflexo positivo de diversas ações que desde 2017, quando assumimos esta gestão, estão sendo implementadas nas escolas municipais. Um destes programas é o Mais Saber, que possibilita a 1,7 mil crianças permanecerem duas horas diárias a mais na escola, além programa de Ações Complementares, que oferece atividades de esportes e de artes no contraturno escolar nos 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André) em mais de 20 modalidades”, comentou.

Parcerias com universidades, como a realizada com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a UFABC (Universidade Federal do ABC), para aplicação do projeto Alfatec, que utiliza a tecnologia, por meio de um software para auxiliar a alfabetização dos alunos com ritmo diferenciado de aprendizado. Outro programa é o MindLAb (mente inovadora) que ajuda os estudantes, por meio de jogos de raciocínio, a desenvolverem o controle das emoções. Outras ações importantes passam pela distribuição de uniforme e merenda de qualidade, que atuam sobre a auto-estima e estimulam a vontade de ir à escola. “Não podemos deixar de falar sobre o trabalho realizado pelos professores e pelas equipes gestoras das escolas. Temos muito orgulho dos educadores pelo empenho e dedicação aos alunos, já que sem o esforço desses profissionais esse resultado não seria atingido“, completou a secretária.

A rede municipal de ensino de Santo André atende atualmente 17.150 alunos no Ensino Fundamental I – referente ao período entre o 1º e o 5º -, matriculados em 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Para a definição do índice, o MEC analisou as médias de desempenho de 3,6 mil alunos das escolas municipais.

Maior evolução – A Emeief Ayrton Senna da Sílva, no Jardim Cecília Maria, está entre as três escolas que apresentaram maior avanço no índice em um período de dez anos. A unidade passou de 1,5 em 2007, para 6,1 em 2017. A escola atende cerca de 140 alunos no Ensino Fundamental, além de 80 na Educação Infantil. Segundo a diretora, Ana Luiza Lorenzine, o resultado apontado no Ideb é fruto de muito trabalho de toda a equipe. “Além disso, a escola tem um cronograma que possibilita a realização de atividades fora da sala de aula, como aulas de matemática no pátio e horta educativa, sem contar a participação da comunidade na rotina da escola, o que é fundamental “, definiu.

Imprensa:

This website uses cookies.