X

Realidade Virtual x Vida Real – campanha convida jovens a dirigir simulador sob efeito de álcool

Em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Instituto Mobih lança campanha inusitada que visa conscientizar jovens e a sociedade em geral sobre a perigosa combinação entre álcool e direção

O Instituto Mobih, entusiasta de uma mobilidade humana mais inteligente e segura, acaba de lançar, na Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), um vídeo de conscientização a respeito dos perigos de consumir bebida alcoólica e dirigir. A ação endossa a campanha “Beber e Dirigir Machuca”, promovida ao longo desse mês pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

“Embriaguez ao volante é a segunda maior causa de mortes no trânsito brasileiro, que mata, em média, 47 mil pessoas por ano. A intenção do vídeo é estimular a reflexão de que álcool e direção, definitivamente, não combinam”, explica a gerente de Estratégias de Pesquisa e Marketing do Instituto Mobih, Viviane Macedo.

O filme produzido tem como cenário um movimentado bar da cidade de São Paulo, lugar que a equipe do Instituto Mobih escolheu para convidar pessoas alcoolizadas a dirigir um simulador de direção. A ideia é usar a realidade virtual para mostrar que, após tomar umas e outras, a condução pode causar consequências perigosas – o que se prova nas infrações e colisões cometidas pelos jovens que toparam o desafio.

Em outro momento, já sóbrios, essas mesmas pessoas foram convidadas a avaliar seu desempenho no simulador, porém, sob uma perspectiva ainda mais real. É quando entra em cena Caio Branco, jovem de 24 anos que sofreu um acidente após beber e dirigir e teve sua fala e sua mobilidade comprometidas devido a um traumatismo cranioencefálico (TCE). Há dois anos, ele passa por diversos tipos de tratamento, que passam por fisioterapia motora e respiratória a estimulação intracraniana.

A ação impacta pela mensagem que deixa: “na realidade virtual, é permitido errar. A vida real não te dá outra chance”. Assista o vídeo: http://youtu.be/xTiSlLjUQc4

Imprensa:

This website uses cookies.