X

65 anos da GCM é celebrado pela Pró-Memória

Equipe do canil da GCM de São Caetano do Sul, durante a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador, realizada no Estádio Anacleto Campanella no dia 2 de agosto de 2015(Foto/Ricardo Quiles - Acervo/Guarda Civil Municipal)

Criada pelo governo Anacleto Campanella por meio da lei municipal nº358, de 17 de setembro de 1953, a Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul completa 65 anos de existência.

Para celebrar a data, a Fundação Pró-Memória promove exposição virtual (www.fpm.org.br), que traz imagens dos três grupamentos da Divisão Operacional da GCM que também estão celebrando anos de atividade em 2018. A ROTAM e a ROMU comemoram 10 anos de existência, e o Canil festeja 15 anos.

Em seu início, a GCM foi chamada de Polícia Municipal. Esta nomenclatura durou até a promulgação da Constituição de 1988 quando foi autorizado aos municípios a criação de guardas, passando então a se chamar Guarda Municipal. Seu nome atual data de 29 de abril de 2000, por meio da lei municipal nº 3875.

Recentemente a corporação recebeu reforços e novidades. Em agosto, foi inaugurada a nova sede da inspetoria da ROTAM. O novo local fica na Praça São Caetano di Thiene, na Avenida Goiás, 950, no Bairro Santa Paula. Já em setembro, a Prefeitura Municipal de São Caetano renovou a frota com 43 novos veículos.

Imprensa:

This website uses cookies.