X

Governo de Auricchio prioriza emprego em programas sociais e atração de empresas

Diante da forte crise nacional dos últimos anos, o prefeito José Auricchio Júnior tem buscado soluções para a população e a economia de São Caetano. Sua atual administração vem resgatando importantes programas sociais voltados à oportunidade de trabalho, além de criar estratégias para atrair novas empresas para o município.

“O Espaço Cerâmica, projeto que iniciamos em 2010, já se tornou uma realidade na atração de empresas de grande relevância. Além disso, grupos como o Sonda Supermercados, também tem procurado a cidade para suas expansões. O trabalho da Prefeitura é dar as melhores condições para essas empresas, o que acaba revertendo em empregos e arrecadação para a cidade”, afirma o prefeito Auricchio.

Por meio da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), a cidade conta com o “Portal do Emprego”, um site que estabelece comunicação entre pessoas que desejam recolocação no mercado e empresas que disponibilizam vagas.

Sociais

A atual gestão municipal também tem direcionado esforços para programas sociais voltados ao emprego e à capacitação profissional, criando oportunidades e inclusão. Neste ano, o morador de São Caetano voltou a contar com os programas Agente Cidadão Sênior, Agente Jovem e Mais Oportunidade, coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social. Juntas, essas ações contemplam ao todo 800 beneficiados. Também foi criado o Atualizando a Maturidade.

Voltado para a terceira idade, o Agente Cidadão Sênior teve início, em fevereiro, com 200 participantes e, em agosto, a Prefeitura anunciou a prorrogação do contrato por mais seis meses. Em setembro, outros 200 munícipes foram chamados, e o programa totaliza 400 colaboradores atuando no acolhimento e orientação em órgãos públicos da cidade.

Auricchio lembra que o Agente Cidadão Sênior foi inspirado em modelos internacionais e que, mesmo passados 11 anos desde que foi lançado em sua primeira gestão, o programa continua inovador. “São Caetano sempre é referência quando o assunto é política pública para a terceira idade”, observa o prefeito.

Já para 150 moradores entre 16 e 21 anos, o Agente Jovem é o primeiro emprego ou uma chance para aprender novas tarefas. Por fim, no Mais Oportunidade, 250 vagas foram preenchidas por pessoas que estavam desempregadas há, pelo menos, seis meses. “São programas que contribuem com a renda familiar e, principalmente, proporcionam aprendizado, integração e socialização de todos os integrantes”, completa Auricchio.

Fundo Social

Além desses programas, o Fundo Social de Solidariedade também oferece uma série de 34 cursos para capacitação profissional. As atividades são em áreas como Gastronomia, Estética, Artesanato e Construção Civil. Mais de 1.500 pessoas já foram beneficiadas. O Fundo Social conta ainda com parceria com o Sebrae, para instruir os alunos a atuarem como microempreendedores, ampliando renda e possibilidades de trabalho.

Imprensa:

This website uses cookies.