Policiamento será priorizado em bairros conforme índice criminal e quantidade de circulação de pessoas
Após 13 anos sem nenhuma contratação de GCMs em Mauá, a Prefeitura recuperou um antigo concurso para admitir mais profissionais que reforçarão a Guarda Municipal.
Segundo acordo com o prefeito Atila Jacomussi, a área da segurança recebe esta defesa com outros benefícios: “A segurança pública estava abandonada. Fazia quatro anos que os GCMs não recebiam coletes balísticos, cinco anos sem compra de armamento e munição e três anos que os profissionais não passavam por treinamento de tiro, exigência da Polícia Federal para não perder o porte de arma. Estamos fazendo mais pela segurança do que na última década inteira”, relembra.
Agora, 40 novos policiais estarão à disposição da população. Eles irão implementar um sistema de roteirização, priorizando bairros conforme o índice de criminalidade e a quantidade de circulação de pessoas. Contando com os novos profissionais, a cidade possui 260 GCMs que farão com que a sensação de segurança seja sentida e vista diariamente.
Outros itens que zelam pela proteção também serão distribuídos, como: bota, cinturão e algemas. Em março deste ano, a prefeitura também distribuiu as fardas, que completam as peças essenciais para o policiamento.
Fortalecimento da segurança
No final de 2017, a administração municipal entregou uma base 24 horas da GCM e reforçou as parcerias com as policias Militar e Civil. Também foi assinado o convênio com a Polícia Militar para o Projeto Detecta, que consiste na utilização de radares de trânsito para detecção de veículos que foram roubados ou furtados, facilitando a recuperação.