Cadastro itinerante começou nesta semana e estará presente em vários locais diferentes nas próximas semanas
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André lançou o Cadastro Itinerante da Assistência Social, que irá atender famílias que moram nos bairros mais periféricos e de difícil acesso do município por meio de uma van. A iniciativa visa facilitar que esses munícipes se inscrevam para ter acesso aos serviços oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social.
Um dos objetivos desta iniciativa é o recadastramento de beneficiários que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que devem ser inseridos no Cadastro Único para que o benefício seja mantido. O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, instituído pela Constituição Federal de 1988, que garante a transferência de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprove não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família. O beneficiário ou o responsável pela família deve procurar o posto de recadastramento, ou seja, a van itinerante ou o CRAS mais próximo de sua residência até o dia 31 de dezembro de 2018.
Além disso, todas as pessoas em situação de vulnerabilidade que desejam solicitar inclusão em qualquer programa social também podem comparecer a unidade do CRAS mais próxima ou a um dos endereços onde a van itinerante estará nos próximos dias. A van estará presente em 11 locais diferentes, entre 18 de outubro e 9 de novembro.
“Para as pessoas que moram em locais de difícil acesso e para aquelas com dificuldade de locomoção, o serviço que inauguramos hoje é essencial. Isso é universalizar o atendimento e garantir efetividade das nossas ações, pois elas chegarão a todas as pessoas que precisam. A administração municipal não tem que esperar apenas que o munícipe vá até ela, as políticas públicas devem acontecer por toda a cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
CRAS – O CRAS é a porta de entrada para os serviços da rede socioassistencial e dá acesso a programas de transferência de renda, tendo como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.
“É uma grande alegria lançar esta van itinerante para que a gente possa levar para todos os pontos da nossa cidade o serviço da assistência social, pensando principalmente nos nossos idosos, nas pessoas com deficiência. Muitas vezes a locomoção impossibilita ou dificulta o acesso deles aos nossos serviços, que é a garantia de direitos a todos os cidadãos de Santo André”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
O veículo tipo van furgão adaptado como base móvel foi adquirido através de repasse financeiro do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e passará pelos seguintes pontos da cidade:
22 e 23/10 – Paróquia São Camilo – Praça São Camilo, 53 – Camilópolis (CRAS Utinga)
24/10 – Escola Estadual Papa XXIII – Rua Belgrado, 95 – Francisco Matarazzo (CRAS Utinga)
25/10 – Associação Assistencial Educacional Jardim Santo André – Jardim Santo André – (CRAS Vila Luzita)
26 e 29/10 – EMEIF Candido Portinari – Rua dos Cocais, 1861 – Jardim Guarará – (CRAS Vila Luzita)
30/10 – Cesa Luis Gushiken – Rua Astorga, s/n – Parque Andreese (CRAS Jardim Cristiane)
31/10 – Creche de Paranapiacaba – Rua William Speers, s/n – Paranapiacaba – Parte Alta (CRAS Jardim Cristiane)
01 e 02/11 – Céu das Artes – Rua Eng. Alfredo Heitzmann Junior, s/n – Jardim Marek (CRAS Marek)
05/11 – Centro Comunitário Tamarutaca – Rua Garanhuns S/N – Vila Príncipe de Gales (CRAS Centro)
06/11 – Centro Comunitário Sacadura Cabral – Rua Luiz de Camões, S/N – Vila Sacadura Cabral (CRAS Centro)
07, 08 e 09/11 – Prefeitura Municipal de Santo André – Praça IV Centenário – Centro (CRAS Centro)