X

Santo André reforça procedimentos de saúde da mulher e realiza força-tarefa para zerar fila

Mais de mil pacientes farão cirurgias de laqueadura, sling e histeroscopia nos próximos meses

A espera de três anos para conseguir realizar uma cirurgia finalmente acabou para Terezinha Ferreira dos Santos Santana, moradora do Sítio dos Vianas e uma das 600 pacientes que farão laqueadura dentro da força-tarefa do programa Saúde Fila Zero, no Hospital da Mulher em Santo André. Na mesma ação, ao longo dos próximos meses serão realizadas ainda, 500 cirurgias sling (tratamento para incontinência urinária) e 140 histeroscopias (exame utilizado para visualização da cavidade uterina).

Com o início do programa, várias pacientes fizeram a coleta para os exames de pré-operatório e o agendamento das cirurgias foi feito simultaneamente.

“Quando eu soube do tempo de espera para atender essas demandas fiquei impressionado. É isso que a nossa gestão trabalha para não acontecer mais. Nós não podemos mais deixar as pessoas esperando tanto tempo para receber o retorno do serviço público. Todas nossas ações na área da Saúde, como reformas, ampliação das ofertas, modernização da rede, é justamente para que o nosso munícipe tenha uma resposta rápida quando precisa. Aos poucos vamos recuperando o orgulho de ser andreense”, avaliou o prefeito Paulo Serra.

A ampliação dos atendimentos não permanecerá apenas durante a força-tarefa, de acordo com a Secretaria de Saúde. De agora em diante, o número de laqueaduras e cirurgias sling realizadas no Hospital da Mulher saltará de 80 para 230 por mês. Além disso, a histeroscopia passa a fazer parte pela primeira vez do rol de exames realizados neste serviço. Antes as solicitações eram apenas atendidas em serviços de referência, como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), na Vila Luzita.

A força-tarefa faz parte do esforço da atual gestão para zerar as filas de espera por exames e melhorar o fluxo de atendimento das demandas na área da Saúde. No primeiro semestre de 2018, outros mutirões do programa aconteceram nas unidades de Atenção Básica do município e no Centro Hospital Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM). Na ocasião, foram realizados 195 mil exames entre ultrassom, coleta de sangue, parasitológico e urina.

No mês de outubro, a administração também deu início aos atendimentos noturnos no CHM. Até dezembro, o local receberá, das 17h às 22h, mutirões de atendimento nas especialidades de dermatologia, neurologia adulto e neurologia pediátrica.

O programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017, com o objetivo de resolver a extensa fila herdada de espera por exames e consultas no município, que em dezembro de 2016 era de 128 mil solicitações paradas. O projeto atua em três frentes – mutirões, compensações tributárias por meio de prestação de serviços e a retomada do Hospital Dia.

Imprensa:

This website uses cookies.