Ônibus itinerante beneficiou 17 instituições de ensino da região com orientação ambiental
Apresentado pela Braskem, o projeto “João Ambiente – Construindo uma Casa Sustentável Para Todos Nós” passou pela região do Grande ABC em novembro, beneficiando cerca de 4,2 mil crianças e adolescentes, de 7 a de 16 anos, da rede pública de ensino. Tendo o respeito ao meio ambiente como principal mensagem, a ativação busca ensinar importantes conceitos sobre consumo consciente e utilização sustentável de recursos naturais.
Idealizado pelo cineasta Airton Soares, no Rio Grande do Sul, o projeto iniciou a partir de um documentário, com duração de 52 minutos, que aborda questões sustentáveis como preservação ambiental, separação e coleta seletiva de resíduos, reciclagem, preservação de recursos hídricos e consumo consciente de energia. Para maximizar o impacto positivo da ação, uma versão de 15 minutos foi desenvolvida para ser exibida em um ônibus itinerante adaptado para o cinema, com capacidade de 40 espectadores por sessão. “O ônibus foi estilizado para se parecer com a casa do pássaro joão-de-barro e envolver os jovens em um roteiro lúdico e divertido, que mistura animação, atores reais e um jogo. Nosso objetivo é passar por mais de 20 cidades, ao longo do trecho Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, tornando as crianças multiplicadoras do conhecimento aprendido. Temos ainda a meta de atingir mais de 100 mil pessoas em todo o país por meio de exibições na televisão, aberta e paga, universidades e internet”, explica Soares.
A Braskem, que patrocina a ação por meio da LIC-RS (Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul), promove a ativação com o ônibus itinerante nos estados em que possui operação. O Rio Grande do Sul foi o primeiro, em maio, seguido por São Paulo, ao longo de novembro. No estado paulista, o projeto passou por 17 instituições de ensino, localizadas em Cubatão, Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
“Temos o desenvolvimento sustentável como premissa de atuação e, para nós, o envolvimento com a comunidade é parte fundamental desse processo. Acreditamos na importância de cada um de nós na redução do impacto ambiental da vida humana no planeta e, por meio do projeto, conseguimos formar jovens mais engajados e multiplicadores do conhecimento”, comenta Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da companhia.
Instituições de ensino que receberam o projeto:
•Mauá: Escola Prof. Maria Josefina Kuhlmann Flaquer, Escola Prof. Manoel Cação, Escola Municipal Guimarães Rosa e Escola Estadual Prof. Antônio Messias Szymanski;
•Santo André: EE Ivone Palma Todorov Puggieri, EMEIF Elaine Sena Chaves Maia, EE Prof. Wanda Bento Gonçalves, Cidade dos Meninos – Maria Imaculada, EE Papa João Paulo I, EE Prof. Nelson Cardim de Brito, EMEIEF Augusto Boal;
•São Bernardo: EMEB Aldino Pinotti, EM Pastor Delfino Martins Ferreira;
•São Caetano: EE Idalina Macedo C. Sodré, EE Laura Lopes