O Hospital de Olhos Dr Jaime Tavares é a primeira unidade hospitalar da Prefeitura de São Caetano do Sul a concluir a implantação do prontuário eletrônico.
“Entregamos mais uma fase do prontuário eletrônico e, a partir de agora, o Hospital de Olhos passa a integrar às demais unidades que já dispõe do sistema”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. “Até o final de 2019, queremos finalizar a instalação em todos os equipamentos da Saúde para que os pacientes tenham ainda mais celeridade e qualidade no atendimento”, concluiu.
A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, explicou que todos os dados lançados no software poderão ser acessados de qualquer unidade da rede municipal. “Todo o histórico de consultas e exames dos moradores fica registrado. Isso gera mais confiabilidade nos dados e mais eficiência nos atendimentos”, avaliou.
Segundo Jorge Bastos, gerente de Informática da Secretaria, este módulo será implantado em todos os hospitais da cidade. “O diferencial é que cada setor tem os campos para o preenchimento das informações de acordo com suas especificidades. Esse prontuário, por exemplo, conta com detalhes próprios das consultas e exames de oftalmologia”, pontuou.
Oftalmologia
O Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares está localizado na Rua Peri, 361, Bairro Santa Paula. Por mês, o equipamento realiza, em média, 5.000 exames, 2.300 consultas e 300 cirurgias.
Para possibilitar a implantação do Prontuário Eletrônico, o prédio passou por adequações e reestruturações na rede elétrica e lógica. Os funcionários que operarão o sistema passaram por capacitações.
Prontuário Eletrônico
Três unidades básicas de saúde (UBSs) já contam com o Prontuário Eletrônico em funcionamento (Angelo Antenor Zambom, João Bonaparte e Nair Spina Benedicts), além da Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente (Usca) e do Cise Benedicto Djalma Castro, inaugurado na última segunda-feira (10). O Centro de Oncologia e o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Caism) estão em fase de implantação. Os agentes comunitários de saúde também já trabalham com acesso ao sistema e registram os dados dos pacientes coletados durante as visitas às residências. Os equipamentos da Sesaud que estão em processo de revitalização também serão entregues com o Prontuário Eletrônico instalado.