X

Biometria em São Caetano

Nas próximas eleições municipais em São Caetano que ocorrem em 2020, a biometria vai ser obrigatória a todos os eleitores do município, bem diferente do que ocorreu na última eleição, quando a Justiça Eleitoral começou a divulgar que em breve o sistema seria implantado aqui. Boa parte dos eleitores já se cadastraram nos dois cartórios eleitorais, o 166 e 269, ambos localizados juntamente com o Atende Fácil, na rua Major Carlo Del Prete, 651 – Centro de São Caetano. O reinício do cadastramento será no próximo dia 04 de fevereiro e vai até o dia 19 de dezembro de 2019. O eleitor que não comparecer neste período nos cartórios eleitorais terá seu título cancelado pelo TRE-SP – Tribunal Regional Eleitoral. Para facilitar ao eleitor os cartórios estão fazendo agendamento com horário marcado para não haver atraso nos e muito menos fila no atendimento.

Tem início processo de cassação de Atila

Na última quarta-feira (16), em sessão extraordinária levantada pelo presidente do Legislativo Mauaense, o vereador Neycar, abriu a sessão com tema único, a cassação do prefeito Atila Jacomussi, preso pela Polícia Federal no âmbito da Operação Trato Feito, desmembramento de outra operação que já havia prendido o prefeito de Mauá meses antes, a Operação Prato Feito – que investiga o desvio de verba pública na merenda escolar. O Legislativo de Mauá, antes de iniciar o processo de impeachment de Atila, havia recebido 7 pedidos de afastamento definitivo do prefeito. O rito de cassação de Atila na Câmara foi aprovada por 19 votos contra 1 abstenção e dois vereadores que não compareceram na sessão plenária no início dos trabalhos. Diante dos fatos, foram lidos todos os pedidos de afastamento conforme pede o regimento interno da Câmara que agora segue com os trabalhos que podem durar até noventa dias para tomarem a decisão de afastamento definitivo do prefeito.

Alaíde Damo é a interina por até 3 meses

Mais uma vez, a vice-prefeita Alaíde Damo pela segunda vez assumiu a prefeitura em menos de seis meses. A primeira aconteceu quando da primeira prisão de Atila Jacomussi e durou sua permanência cerca de 4 meses, até a retomada da prefeitura pelo prefeito que conseguiu retornar ao posto com a ajuda da justiça, visto que estava impedido pelo STF para retornar ao cargo devido a amplitude das acusações que estava respondendo. Menos de três meses depois, foi novamente preso e agora o afastamento deve ser definitivo, tornando a interina Alaíde Damo como prefeito até final de 2020, e abre espaço para disputar o pleito municipal ano que vem.

Atila pode renunciar

Para não perder os direitos políticos por até 8 anos, o prefeito Atila Jacomussi que está preso na Polícia Federal, só tem um caminho a tomar se quiser concorrer a algum cargo político após sair da prisão, e antes mesmo de se concretizar sua cassação pela Câmara Municipal de Mauá. A renúncia ao cargo, desde que não seja votada a cassação, liberaria Atila para disputar as próximas eleições, hipótese esta que está sendo estudada por seus amigos, advogados e familiares e deve ter uma definição antes da próxima sessão da Câmara Municipal que deve reiniciar seus trabalhos no início de fevereiro. Se decidido por este rito, a interina Alaíde Damo, se tornaria de fato a prefeita da cidade e poderia fazer todos os ajustes possíveis para tirar a cidade do buraco em que se encontra.

Representantes do OSB-SCS visitam Controladoria Geral

A Controladoria Geral do Município de São Caetano do Sul recebeu a visita de integrantes do Observatório Social do Brasil (OSB), uma instituição não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que visa a exercer controle social sobre a gestão pública. O Observatório Social veio trazer à Controladoria são-caetanense sugestões para o aprimoramento dos mecanismos de informação e transparência, com importantes contribuições sobretudo na área de licitações. Para a controladora-geral Mylene Gambale, a proximidade com instituições da sociedade civil fortalece a missão da Controladoria. “Nosso papel é assistir de forma direta a Prefeitura na defesa do patrimônio público e no combate à corrupção. A participação da sociedade é mais do que bem-vinda, é fundamental”.

Colégio arrecada material escolar usado

Até o dia 9 de fevereiro, o Colégio Singular, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, receberá doação de lápis preto e de cor, giz de cera, cadernos, livros, borrachas, réguas, mochilas e canetas, entre outros materiais escolares, novos ou seminovos. Todos os itens arrecadados serão destinados a creches e orfanatos localizados na região do Grande ABC. Segundo o coordenador do Singular Social Ronaldo Beluzzo, todas as ações sociais são um grande sucesso graças ao empenho e participação da sociedade. “Ao longo de 2018 foram realizadas também campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, produtos de higiene e ração animal. Só de roupas e calçados foram 10 toneladas e de alimentos, 8 mil quilos”. Quem quiser colaborar com a campanha de arrecadação de material escolar pode conferir o endereço da unidade Singular mais próxima no portal www.singular.com.br.

Frase da Semana
Sinônimo de Ingratidão ganha outro nome na política
quando não querem cumprir promessas – “novos tempos!”

Samuel Oliveira: Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.

This website uses cookies.