Professora Juliana Barreto ganhou segundo lugar no prêmio Práticas Exitosas, do projeto Mind Lab, que selecionou as melhores iniciativas do país
Santo André está entre as cidades com as melhores práticas na aplicação dos jogos de raciocínio do projeto Mind Lab em sala de aula. As atividades propostas pelo método pedagógico do projeto visam, principalmente, o desenvolvimento emocional dos estudantes. A experiência da professora Juliana Barreto, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Cecila Dezan Rocha, ficou em segundo lugar na categoria escolas públicas no evento Práticas Existosa, que aconteceu na última segunda-feira (14), em São Paulo.
Juliana, que trabalhou em parceria com a professora Vilma Rosa Oliveira, com salas do primeiro fundamental, inovou ao adaptar um dos jogos da Mind Lab, o “Dodo”, que abordava as características dos animais, colocando fotos dos alunos, para que eles reconhecessem as características dos colegas. “Eles passaram a notar como os amigos são e acabaram destacando apenas as qualidades. Não houve nenhum tipo de brincadeira de mal gosto ou negativa, qualquer sinal de bullying”, disse Vilma. Para Juliana, utilizar os jogos em sala de aula foi uma experiência muito enriquecedora e gratificante. “Além da valorização do respeito mútuo, pudemos perceber que a oralidade das crianças foi desenvolvida, além do raciocínio lógico e a responsabilidade”, acrescentou Juliana.
“A Secretaria de Educação está muito orgulhosa das práticas que vem sendo aplicadas em sala de aula pelos professores da rede, seja nesse ou em outros projetos, pois percebemos que um grande número de professores está se engajando cada vez mais em ações e projetos que propiciam uma aprendizagem significativa aos seus alunos. Além disso, para Santo André, é de extrema importância ter em nosso corpo docente, uma professora que ficou em destaque na premiação de práticas exitosas com o Mind Lab, pois a premiação valoriza e reconhece o empenho do professor em realizar seu papel de educador”, afirmou a secretária de Educação Dinah Zekcer.Ela acrescenta que a premiação é, também, uma maneira de colocar o trabalho do professor em evidência para que outros profissionais sejam contagiados.
Mind Lab – O projeto foi implantado em Santo André em 2017. É baseado na utilização de jogos de raciocínio para promover o desenvolvimento emocional dos estudantes, suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, o desenvolvimento da concentração, aprimoramento das relações sociais e a melhora do desempenho escolar. Neste ano, o programa esteve presente em 50 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e seis creches, alcançando 15, 7 mil alunos da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como 519 professores.
A vencedora da categoria escolas públicas foi Kátia Rodrigues, do Colégio Municipal Prof. Ruth de Azevedo Silva Rodrigues, de Santana de Parnaíba, que acompanhará a edição de 2019 da The Mind Olympics, competição internacional de alunos de diferentes países que utilizam a metodologia da empresa, em Budapeste, na Hungria. Também foram reconhecidos os destaques das categorias Escolas Privadas, Ensino Médio – Pernambuco.