Isso mesmo, o Supremo Tribunal Federal, não acatou pedido de liminar feita pelos advogados do prefeito Atila Jacomussi para que não seja mais determinada sua prisão. O ministro entendeu que já uma habeas corpus no STJ pedindo isso e uma liminar agora, não caberia, visto que a Polícia Federal não prende ninguém só por boatos, – só poderá conceder alguma liminar quando realmente se indiquem a possibilidade de o fato acontecer. O pedido ao STF se deu por causa de matéria jornalística veiculada em jornal regional que estava para ser decretada nova prisão, a terceira, do prefeito Atila.
Moradores se solidarizam
Como o povo brasileiro é solidário com os outros. A solidariedade entre a população atingida pela enchente, é espetacular. Até quem não tem condições de ajudar está ajudando, e isso acontece em todas as cidade da região, onde famílias se prontificaram a recolher ajuda para doar aos necessitados que perderam tudo. Desde um simples travesseiro, até moveis e utensílios domésticos estão arrecadando. Não adianta as administrações darem cestas básicas, se a população não tem um fogão para fazer sua alimentação. Algumas famílias estão doando alimentos prontos, aos flagelados da enchente. É muita gente necessitada. Calcula-se que haja mais de 5 mil famílias, só no grande ABC, que perderam tudo e terão de recomeçar de novo.
Marcado por tragédias…
O ano de 2019, já foi marcado como o ano das grandes tragédias e desastres naturais. A de Brumadinho – cidade de Minas Gerais, que matou mais de 200 pessoas e tem mais um outro tanto desaparecida em meio a lama da barragem da cia Vale que rompeu por falta de segurança, destruiu uma cidade inteira e provou ser um grande desastre ambiental que nunca mais vai ser reparado. Agora as enchentes, que destruíram boa parte do Grande ABC e São Paulo e deixaram prejuízos a milhares de pessoas no início desta semana e na última quarta-feira, o assassinato em massa de adolescentes em uma escola da região, como saldo de morte de oito alunos e funcionários, e feridos mais de 20 pessoas. Assassinato este cometido por somente dois doentes (não existe outro termo para classificá-los), que se mataram em seguida. Isso, somente em menos de três meses. Ainda tem mais dez meses pela frente, tomara que não tenha mais nenhum acontecimento grave nos próximos meses…
Imóveis abandonados
A Câmara de São Caetano aprovou projeto de lei de autoria do prefeito José Auricchio, que estabelece normas para desapropriar imóveis abandonados dentro do município, e, utilizá-los consequentemente para uso da administração, visto que muitos imóveis que estão neste estado, estão com taxas e impostos atrasados. Enquanto que a prefeitura paga aluguel de imóveis para abrigar secretarias e autarquias municipais, estes imóveis abandonados poderão ser utilizados pela administração pública para esta finalidade. Igual lei foi promulgada ano passado pelo prefeito de São Bernardo e já está em vigor.
Saiu ileso, e deve ter espaço
O vereador Marcelo Oliveira do PT – Partido dos Trabalhadores de Mauá, foi o único vereador que não constou na relação que a Polícia Federal apreendeu em dezembro de 2018, quando da segunda vez em que o prefeito Atila Jacomussi foi preso e liberado em fevereiro dentro da Operação Trato Feito, depois do recesso do judiciário. Os outros 22 vereadores que constavam na relação ficaram marcados e com certeza, a população irá se lembrar do fato e principalmente deles em 2020 quando acontecerão as eleições municipais. Quem tinha a intenção de se lançar candidato a prefeito deve estar com as barbas de molho, porque o vereador Marcelo Oliveira, já é candidato certo, segundo comentários no Legislativo e só abre mão de sua candidatura se tiver algum membro do partido que seja mais qualificado que ele no momento para comandar a cidade.
Posse reuniu partidários
A posse do deputado estadual Thiago Auricchio ocorrida no último dia 15, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, reuniu amigos e partidários do PR de São Caetano que aproveitaram para desejar felicidades no cargo de destaque que ocupará pelos próximos quatro anos, como representante de São Caetano e mais de 400 cidades que deram um voto de confiança para sua eleição. Dentre os amigos presentes destacamos Michel Santos, secretário do PR de São Caetano, Iliomar Darronqui – presidente do PR e Luiz Galarraga, vice presidente do PR.
Preso mais um ex-presidente
O ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso na última quinta-feira em São Paulo, depois de a Polícia tentar localizá-lo sem sucesso, na quarta-feira dia 20, pela Polícia Federal a pedido da Operação Lava Jato. Também foi expedido pedido de prisão para o ex-ministro Moreira Franco, que não foi localizado pela polícia. Lembrando que Michel Temer deixou a Presidência da República no dia 31 de dezembro passado, ao término de seu mandato que havia assumido o comando da nação, há dois anos, quando do impeachment da presidente petista – Dilma Rousseff. Temer responde a inúmeros processos e com o término de seu mandato perdeu o foro privilegiado e, todos os processos foram remetidos a instância comum sob a coordenação da Lava Jato. O governo deveria propor construir uma prisão somente para políticos, assim, eles se entenderiam. Mas lembrando, eles deveriam trabalhar em dobro para pagar suas estadias.