Torneio terá 17 grupos com 4 equipes cada; São Caetano joga a primeira partida fora de casa
A AD São Caetano infelizmente não teve um bom início de ano e acabou rebaixada para a Série A2 do Paulistão, e mesmo com a possível fusão entre as equipes do Red Bull e o Bragantino, a equipe não tem a possibilidade de ao menos sonhar com a permanência na Série A1 pois, no regulamento consta que se algum clube não participar do campeonato, a terceira melhor campanha da A2 que garante vaga na divisão principal no ano seguinte da competição.
Porém, apesar disso, e graças a campanha de 2018 quando chegou às quartas-de-final da competição, a equipe do ABC garantiu sua presença no Campeonato Brasileiro da Série D que terá início no mês de maio.
Com a presença de 68 clubes, e sem parar durante a Copa América, a Série D 2019 terá 17 grupos com 4 equipes cada. O São Caetano está no grupo A16 e terá como adversários na primeira fase as equipes do Cianorte (PR), Caxias (RS) e Tubarão (SC) que se enfrentarão em turno e returno. O primeiro desafio do Pequeno Gigante será o Caxias, em Rio Grande do Sul, no dia 04/05 com horário ainda a ser definido.
Os primeiros classificados de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, somando 32 equipes, avançam para a segunda fase e se enfrentam em jogos de ida e volta.