A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secre taria de Assistência e Inclusão Social (SEAIS), realizou ontem (12), no Batalhão da Guarda Civil Municipal uma palestra de capacitação profissional para agentes da GCM e GCMF, para abordagens a casos de violência doméstica, abandono de idosos, moradores de ruas e abusos sexuais de vulneráveis.
A palestra foi ministrada pela Dra. Maria Aparecida da Silva, advogada do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e faz parte de um programa da Prefeitura de São Caetano do Sul de aperfeiçoamento a GCM que integra, além da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, a Secretaria da Saúde, Polícia Militar e Civil e Secretaria Municipal de Segurança Pública.
O evento foi aberto pelo Secretário do SEAIS, Daniel Córdoba, que explicou a importância da Guarda Municipal em realizar um atendimento mais especializado. “Infelizmente está crescente o caso de violência doméstica em nossa cidade, principalmente contra às mulheres, idosos e vulneráveis.
Ter uma Guarda Civil Municipal preparada garante um melhor atendimento as vítimas.”, disse Córdoba.
A Dra. Maria Aparecida também defendeu a iniciativa da Prefeitura. “Essas palestras
têm a importância de atualizar o atendimento da segurança pública através dos GCMs para socorro às mulheres em relação à violência doméstica” afirmou.
A palestra está inserida em um programa de aperfeiçoamento de 80 horas anuais, divididos entre aulas práticas, teóricas e tiro, em cumprimento a Lei 10.826 do Estatuto do Desarmamento. O programa é coordenado pelo pelo GCM 2a classe Edemir e auxiliado pela GCMF Gonçalves do Gabinete de Instrução da Guarda Civil
Municipal.