O planejamento da política de Segurança em São Bernardo segue como prioridade da Prefeitura. No último final de semana foi entregue a nova sede da Corregedoria da Guarda Civil Municipal – localizada na Avenida Senador Vergueiro, Jardim Caminho do Mar.
A Administração municipal revitalizou o espaço, que no passado foi mal utilizado pela Casa do Hip Hop. A antiga sede da corregedoria tinha custo de aluguel mensal. Assim, o prefeito Orlando Morando descreveu que além de proporcionar um melhor ambiente de trabalho para a Segurança, conseguiu efetuar mais uma ação de gestão eficiente.
“O local era muito mal utilizado. Muitas eram as reclamações dos vizinhos e moradores da região. Entramos na Justiça e, de maneira transparente, recuperamos a utilização deste espaço. Alinhamos internamente, uma vez que o prédio pertencia a Secretaria de Cultura e conseguimos dar uma boa estrutura de trabalho para a GCM. A Corregedoria é fundamental para que o melhor dos nossos profissionais estejam nas ruas, protegendo e auxiliando a nossa população”, discursou o prefeito.
A corregedoria está equipada e conta com salas de trabalho, equipamentos de vídeo. O trabalho consiste em fiscalizar o trabalho dos mais de 800 guardas municipais da cidade.
“Ao iniciarmos esta gestão mais de 200 processos de conduta estavam sem destinação na cidade. E, isso, não pode ser feito desta maneira. A Corregedoria é um órgão fundamental para que o melhor da Segurança esteja nas ruas. E assim, estamos trabalhando”, discorreu o Coronel Carlos Alberto dos Santos.
Investimento em Segurança
A administração Municipal tem agido em duas frentes para melhorar à Segurança em São Bernardo. Firmou uma parceria com o Governo do Estado formalizando o Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime (COICC) de São Paulo. O novo equipamento ficará instalado na Avenida Redenção, no Centro, e será entregue em agosto. O espaço receberá o Baep (Batalhão Especial da Polícia Militar) e abrangerá as operações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil Municipal e Estadual.
Esta administração também tem implementado uma série de melhorias na estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM), o que reflete no serviço de Segurança prestado. Entre as melhorias foram o investimento em nova frota de veículos, aquisição de novo armamento trocando as antigas armas calibre 38 por pistolas Taurus.
Também foram inaugurados seis novos equipamentos públicos destinados ao reforço da segurança da população. São eles: as inspetorias da GCM na Vila Marchi, na Vila do Tanque (dentro da Arena Olímpica São Bernardo) e na Vila São Pedro, além da base comunitária na Praça Lauro Gomes, no Centro, base da ROMU no Alves Dias, e o almoxarifado no bairro Nova Petrópolis.