X

Santo André ganha novo Creas e amplia atendimento à população em vulnerabilidade social

Foto: Helber Aggio/PSA

Centro de Referência Especializado de Assistência Social II beneficiará pessoas em situação de violência ou de ameaça; Cras Centro, que funciona no mesmo espaço, foi reinaugurado nesta segunda-feira

O atendimento a pessoas em vulnerabilidade social na cidade de Santo André ganhou reforço nesta segunda-feira (22), com a inauguração da segunda unidade do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). No local, são articulados os atendimentos de equipamentos e instituições sociais voltados a pessoas em situação de violência, ameaça e abandono.

“A maioria da população desconhece o serviço realizado pelo Creas, que busca atender pessoas em situação de violência ou de ameaça. É um serviço que muitas vezes não aparece para a comunidade como um todo, mas, por exemplo, os acolhimentos institucionais, a abordagem em situação de rua e abordagem das crianças em situação de abandono estão ligados ao Creas”, destacou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Localizado na rua Senador Fláquer, no centro da cidade, o Creas II funciona no mesmo espaço onde fica o Cras Centro, que foi reinaugurado nesta segunda-feira, após passar por reforma e receber nova identidade visual.

O Creas oferece trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de seus direitos. Já o Cras é a porta de entrada para os serviços da rede socioassistencial e dá acesso a programas de transferência de renda, tendo como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

“Este é mais um equipamento importante, mas que não aparece muito. Geralmente quando falamos de políticas públicas nos referimos a segurança, educação e saúde. As pessoas falam muito de mobilidade, grandes obras, mas um equipamento como esse recupera aquilo que de mais importante tem na nossa sociedade, que são as famílias”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “É o que mais falta na sociedade, famílias constituídas e reconstituídas e que recebem apoio do poder público”, concluiu.

Relação dos sete Cras e dois Creas de Santo André:

Cras Vila Luzita
Estrada do Pedroso, 236 – Vila Luzita
Telefone: 4455-8527

Cras Recreio
Rua Arara Azul, 1705 – Recreio da Borda do Campo
Telefone: 4457-9880

Cras Utinga
Av. Utinga, 1971 – Vila Metalúrgica
Telefone: 4994-4766

Cras Alzira Franco
Rua Amapola, s/n – Jardim Alzira Franco
Telefone: 4437-2932

Cras Centro
Rua Xavier de Toledo, 350 – Centro
Telefone: 4433-4567

Cras Jardim Cristiane
Rua Martinópolis, s/n – Vila Bela Vista (em frente ao nº 126)
Telefone: 4452-2944

Cras Marek
Rua Eng. Alfredo Heitzmann Jr, s/n – Marek (CEU das Artes)
Telefone: 4474-2712

Cras Ana Maria
Praça Venâncio Neto – Avenida Nestor de Barros, s/n – Jardim Ana Maria
Telefone: Não disponível

Creas I – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Alameda Gaspar Nogueira, 31 – Bairro Jardim
Telefone: 4436-5030

Creas II – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua Senador Fláquer, 351 – Centro
Telefone: Não disponível

Imprensa:

This website uses cookies.