O prefeito de São Caetano do Sul e vice-presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), José Auricchio Júnior, participou do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Fundação Abrinq e financiado pela União Europeia. Em seminário realizado nesta segunda-feira (29/4), em São Paulo, dirigentes de entidades governamentais e privadas debateram a ampliação da participação da sociedade civil na implementação dos ODSs e da Agenda 2030 no Brasil, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.
O chefe do Executivo traçou a importância dos ODSs dentro de um contexto histórico. “Ao longo dos séculos, a nossa sociedade migrou das áreas rurais para os centros urbanos. Hoje, enfrenta as dificuldades das metrópoles. Um dos principais desafios é a implantação de políticas públicas para mitigar as desigualdades. E, para isso, os ODSs são fundamentais”, afirmou, ao destacar o emprego como “situação sine qua non (essencial) à dignidade humana”.
Auricchio fez a fala em uma das três mesas do seminário, que também teve a participação da administradora-executiva da Abrinq, Heloísa Oliveira; do diretor-executivo da Agenda Pública, Sérgio Andrade; da representante da União Europeia no Brasil, Denise Verdade; e de Gilson Dantas, prefeito de Carnaúba dos Dantas (RN) e representante da CNM (Confederação Nacional de Municípios).
O prefeito de São Caetano também alertou que o planejamento de ações a longo prazo só será efetivo com a revisão do Pacto Federativo, descentralizando o poder para estados e municípios decidirem seus próprios gastos – o Governo Federal sinaliza que elaborará PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o tema até o fim deste ano.
O Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS tem o objetivo de contribuir para a efetiva implementação dos ODSs e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil – o projeto tem duração até outubro de 2021.