X

Dra. Denise Auricchio e Secretário Daniel Córdoba Agradecem Voluntários da Enchente

Na manhã da última quinta-feira (25), o Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Junior, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio e o Secretário de Assistência e Inclusão Social (SEAIS), Daniel Córdoba, homenagearam os voluntários pelos trabalhos realizados às famílias atingidas pela enchente de 10 e 11 de março em São Caetano.

Entre os voluntários estavam presentes representantes da Igreja Presbiteriana (Bairro da Fundação), Igreja Gerar Vidas em Cristo, ONG Irmãos de Rua, Paróquia Santo Antônio, Pastoral Igreja Candelária, Igreja Messiânica, Pastoral Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia São Caetano (Matriz, Bairro da Fundação), Tiro de Guerra São Caetano, Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul e alunos de medicina da USCS.

“Contabilizamos mais de 1.000 pessoas voluntárias e centenas de colaboradores da administração municipal envolvidos nessa que foi a maior calamidade já vista em São Caetano”, pontuou o prefeito Auricchio. “Só foi possível chegar a todas essas famílias graças a parcerias com entidades do terceiro setor, que nos apoiaram incansavelmente neste trabalho. Foi uma demonstração do quanto o ser humano é solidário e generoso”, elogiou Auricchio.

Durante dez dias, as organizações colaboraram na coleta, organização e entrega de doações para a população, no preparo de mais de 10 mil refeições, no amparo e acolhimento de famílias e apoio na limpeza de residências. Simultaneamente, a Prefeitura realizou 2.190 visitas porta a porta com agentes de Saúde e da Assistência Social, limpeza e recuperação das vias públicas, e entrega de colchões, roupas, alimentos e materiais de higiene, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

“Somente a Prefeitura não teria braço para atuar nessa situação, devido à dimensão dessa tragédia. Em conjunto com essas entidades, levamos nosso carinho e atenção para minimizar os impactos da enchente”, lembrou Denise, ao reforçar que o serviço de assistência às famílias continua.

O Secretário do SEAIS, Daniel Córdoba, que foi nomeado pelo prefeito como Presidente da Comissão de Controle e Avaliação Social, manteve atuação presente todo período crítico da enchente e hoje não negou emoção ao falar das vítimas e dos trabalhos dos voluntários. “Vivenciamos uma grande calamidade, mas o empenho e união da sociedade civil, ONGs, igrejas, entidades e moradores foi ainda maior. O que nos uniu foi o respeito e o espírito coletivo para resgatar a normalidade no município”.

Para atenuar os dados trazidos pela enchente foi concedida isenção de IPTU e das taxas de água e esgoto, coleta e destinação de lixo para os moradores das áreas atingidas. Também foi liberado um auxílio financeiro de R$ 3.000 em seis parcelas de R$ 500 para as famílias cadastradas em programas sociais ou com renda per capta de até um salário mínimo.

Imprensa:

This website uses cookies.