Se depender só do Senado, os presos em todas as cadeias do país, já começariam a pagar por suas estadias nas cadeias públicas com trabalho, em vez de receberem os inúmeros benefícios a eles destinados em lei. Hoje cada preso, custa ao Estado, cerca de 2.440 reais e com a proposta que agora deve ser enviada para votação na Câmara Federal, o Estado deixaria de gastar com os presos alguns bilhões de reais anuais, que poderiam ser investidos de outra forma. De acordo com a proposta de senadores, os municípios com mais de 500 mil moradores terão que construir colônias agrícolas para o cumprimento das penas por crimes cometidos sem violência no regime semiaberto.
Continua esperneando
O ex-prefeito Atila Jacomussi teve seu pedido negado pela justiça, para retornar ao cargo de prefeito de Mauá, o qual perdeu através de cassação há três semanas atrás, após ficar preso pela segunda vez pela polícia federal e não pedir afastamento do cargo à Câmara Municipal. De acordo com o atual presidente do Legislativo, o vereador Neycar, o ex-prefeito foi quem não solicitou o afastamento alegando que não era necessário na época. Agora ele deve aceitar o que lhe foi imposto pelos vereadores e ficar esperneando pelas redes sociais alegando que foi traído por vários vereadores amigos seus. A votação foi democrática, disse Neycar.
Mais cassação à vista?
Depois da cassação do prefeito de Mauá, comentários de quem acompanha as sessões do Legislativo, é que agora a justiça vai atrás dos vereadores que estão na lista apreendida da última vez que o prefeito foi preso pela Polícia Federal, e envolve vinte e dois dos vinte e três vereadores do município. Os mesmos comentários dizem respeito que seis ou sete deles, podem perder o cargo em breve. Só não se sabe o nome dos vereadores e de quebra até a prefeita Alaíde pode entrar na lista por improbidade administrativa. Afinal beneficiar algumas empresas com pagamentos e outras não, é crime. Se a prefeita não sabe, deve se inteirar rapidamente porque este pode ser um dos motivos de um futuro pedido também de cassação daqui para frente.
Eleições serão acirradas?
Assim como à última eleição em São Caetano para prefeito e vereadores, a que acontecerá em 2020, parece que já começou e deve ser ainda mais acirrada. Ainda está longe, faltam mais de um ano para ter início, e já tem candidato querendo aparecer, o que não deveria, visto que a legislação impede que divulgue candidaturas antecipadas, e sim no devido tempo. Só que não é bem assim, desafiam a lei, para ver se alguém fala alguma coisa… Se bobear terá candidato que será queimado antes mesmo de acontecer o prazo legal eleitoral, visto que, isso vem acontecendo em manchetes de jornal regional. A pergunta que fica no ar é que são alvo de boatos é: será que o candidato terá fôlego, para chegar em agosto de 2020, quando realmente inicia o prazo legal da legislação eleitoral, ou morrerá (desistirá) antes do prazo. Todos que acompanham a política municipal acreditam que o suposto candidato entregue a toalha daqui a pouco ou faça acordos para bancarem “suas empresas” que podem falir sumariamente em pouco tempo. Vamos aguardar os acontecimentos.
Obra em andamento
A revitalização da EMEI Irineu Silva – localizada dentro do Bosque do Povo no Bairro São José, ganhará uma das maiores intervenções desde a sua inauguração, garantiu o prefeito José Auricchio Jr. Aos obras darão mais conforto e segurança aos alunos e professores, compromisso a ser atingido pela Educação de São Caetano. Toda a estrutura será reformada e modernizada desde os banheiros, passando pelas salas de aula a quadra e até o estacionamento de professores. De acordo com o prefeito, se as obras não atrasarem, a conclusão será em no máximo seis meses.
Assistente virtual auxilia moradores
Há algumas semanas, quem acessa o site da Prefeitura de São Caetano (www.saocaetanodosul.sp.gov.br) pode contar com auxílio da Ana, a assistente virtual idealizada pela Secretaria Municipal da Fazenda e desenvolvida para ajudar a população no esclarecimento de dúvidas ou execução de serviços em tempo real. Nesta fase inicial, a Ana oferece suporte e informações relacionadas ao IPTU.
Especialista em assuntos tributários, a Ana está disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Entre as funções realizadas, atualiza parcelas vencidas e emite segunda via de carnê do IPTU, por exemplo, além de gerar certidões negativa e de valor venal, extrato de débitos e fazer simulação de parcelamento.
“O grande objetivo é levar o melhor do nosso atendimento à conveniência do contribuinte e, com a Ana, São Caetano é pioneiro na implantação da inteligência artificial para essa proximidade com a população”, explica o secretário da Fazenda. A expectativa da Secretaria da Fazenda é a de que, até o final do ano, temas como ITBI, ISSQN, dívida ativa, entre outros, também estejam disponibilizados para o suporte online.